06 motivos para amar Castres, capital do Rugby na França

Na região do Tarn, as ccidades de Albi e Castres se destacam. Albi por estar classificada como patrimônio mundial pela UNESCO, com sua bela Catedral que data do século IV e Castres com sua equipe campeã, vencedora de rugby. Mas não apenas o rugby, Castres tem grandes qualidades, na gastronomia, no esporte, história, arte, etc. A lista é longa.

E ainda por falar que Castres é a cidade natal deste que vos escreve, o meu pai – Michel Raynaud – e a região de Tarn é então o berço da família “Raynaud”.

Aqui estão listados então 06 motivos – em outro artigo listaremos outros 04 – que juntos completarão 10 motivos para visitar essa região:

Les Berges de L’Agout

O Agout é realmente cheio de história, é o rio que atravessa Castres. Anteriormente, o rio Agout era o centro de Castres. Tudo passava pelo rio. Hoje, uma série de fachadas multicoloridas quase dá a impressão de um pouco de Veneza. Essas casas eram de curtidores, tintureiros, trabalhadores de pergaminho, fabricantes de papel e tecelões. Desde os tempos medievais, uma abertura no rio permitia que os vários comércios lavassem facilmente peles e tecidos. Essa peculiaridade, apelidada em occitânico “Caoussino”, ainda é visível hoje. Os reflexos dessas fachadas antigas no rio têm algo mágico sobre eles. Noite e dia, é agradável passear pelo rio.

O time Olímpico de Rugby de Castres

Quando você apoia uma equipe, é muito bom comemorar uma grande vitória. Uma que realmente importa. E o Castres Olympique, um dos clubes de rugby mais antigos da França, costuma vencer. Seu histórico é impressionante. A primeira vitória foi em 1948 com a Coupe de France e a última em 2018, quando o OC venceu o campeonato francês da 1ª Divisão.

A Praça Jean-Jaurès

A praça Jean-Jaurès é super agradável. No verão, você pode passear por lá durante o mercado, tomar uma bebida no terraço, fazer compras, refrescar-se sob as arcadas.

E no inverno, com o mercado de Natal, o país das fadas convida os locais e visitantes a viajar pela magia e encanto natalinos.

Os festivais gratuitos

Em Albi um grande festival acontece, o Guitar Break ou Pause Guitare. Mas Castres também oferece muitos eventos multiculturais. Especialmente no verão, como o Couleurs du monde (danças folclóricas), Extravadanses (está tudo no título) e À Portée de rue (um festival de música clássica). E tudo isso é grátis!

Que tal o Lo Bolegason?

Lo Bolegason é “A” sala de concertos em Castres. Onde você pode ver muitas bandas super legais. Muitos já passaram no palco desta sala lendária. Metal, blues (com o festival Autan de Blues), pop, reggae, rap, electro … Impossível não encontrar algo que você goste.

Museu Goya

O Museu Goya foi aberto em 1840. Sim, de longas data. É aqui que a maior coleção de pinturas espanholas é encontrada depois da do Louvre. Localizado no centro da cidade, na histórica Castres, oferece uma coleção permanente e várias exposições temporárias. E, claro, há Goya.

Que tal então programar essa região para visitar em sua próxima viagem. Não esqueça, procure pelo Turismo Francês ou seu agente de viagens de preferência.

E boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 1 =