75º aniversário do Dia D e a batalha da Normandia

A memória continua viva!

6 de junho de 2019 marca o início do 75º aniversário do Dia D e a Batalha da Normandia e, com isso, uma ocasião importante para celebrar a paz, a liberdade e a reconciliação.

Normandia, terra de liberdade

Em 6 de junho de 1944 e durante o longo verão que se seguiu, homens de todo o mundo foram lutar na Normandia para derrotar o nazismo e restabelecer a liberdade.

A Normandia suportará as cicatrizes deste momento na história para sempre e todos os anos nos lembramos e prestamos homenagem aos veteranos da América, Grã-Bretanha, Canadá, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega, Polônia e Austrália, juntamente com seus irmãos de armas, aqueles muitos heróis que perderam suas vidas naquele verão de 1944.

Com seus muitos museus, locais históricos, cemitérios e instalações culturais e de ensino, a Normandia é verdadeiramente um livro de história ao ar livre. Todos esses lugares podem ser descobertos pelas famílias, que podem transmitir as lições excepcionalmente importantes da história para as novas gerações.

Um aniversário muito especial

Durante todo o verão de 2019, a Normandia celebrará o 75º aniversário do Dia D e a Batalha da Normandia com o devido esplendor e emoção.

Um programa de eventos rico será montado para trazer a memória deste trágico período da história mundial à vida, ao mesmo tempo que enfatiza o espírito de esperança.

O aniversário será comemorado com desfiles militares, exibições de fogos de artifício, airdrops, piqueniques, concertos e encenações militares.

Em 5 de junho de 2019, o evento Daks Over Normandy seguirá os passos da Greatest Generation! Cerca de 250 homens e mulheres embarcarão em uma aeronave no Reino Unido para, exatamente como 75 anos antes, atravessar o Canal da Mancha e saltar para as zonas de queda históricas da Normandia.

Eles estarão usando uniformes aliados da Segunda Guerra Mundial e saltarão com paraquedas militares. Será um evento inigualável.

Uma comemoração internacional

Em 6 de junho de 2019, a cerimônia internacional oficial que celebra este grande aniversário terá lugar numa das praias do desembarque e contará com a participação de muitos Chefes de Estado Aliados.

Em 2014, o Presidente Barack Obama, a Rainha Elizabeth II, Vladimir Poutine, Angela Merkel e o Príncipe William estavam todos na Normandia para celebrar o 70º aniversário, juntamente com muitos líderes mundiais e dignitários.

Candidatura do local como Patrimônio Mundial da UNESCO

Em janeiro passado, o Ministério da Cultura da França anunciou a candidatura oficial das praias do desembarque do Dia D para serem incluídas na lista da UNESCO de locais listados como Patrimônio Mundial.

A UNESCO tomará sua decisão em julho de 2019. Essa listagem ajudará a preservar esses locais e a transmitir as mensagens universais que eles representam para as gerações futuras.

De fato, as praias de desembarque do Dia D da Normandia passaram a simbolizar as esperanças universais de liberdade e paz e, além disso, de reconciliação.

Praias do desembarque

Clique aqui para conferir as praias e um breve resumo de cada uma.

Contato

Para entrar em contato com o escritório de turismo da Normandia, clique aqui.

Fonte: Normandie Tourisme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + dezessete =