A Torre Eiffel nas medalhas de Paris 2024

Símbolo único de um sonho que se torna realidade. A recompensa final por uma vitória ou um pódio! Este ano, os grandes vencedores carregarão no coração um fragmento real da Torre Eiffel.


Os Jogos Olímpicos são a única competição verdadeiramente global e multidesportiva. Com mais de 200 países participando em mais de 400 eventos, os Jogos são o único lugar onde o mundo se reúne para competir, se sentir inspirado e estar junto.

Assista aqui o vídeo explicativo. As medalhas foram transmitidas ao longo da história, edição após edição e neste ano, elas serão únicas e originalmente francesas.

Para conseguir isso, a organização casou o símbolo mais forte dos Jogos, a medalha, com o símbolo máximo de Paris e da França em todo o mundo, a Torre Eiffel.

 

Paris 2024: Como o metal da Torre Eiffel foi incorporado às medalhas olímpicas e paraolímpicas?

Entre fascínio e inspiração, as medalhas são objeto de grande curiosidade a cada quatro anos. Agora é oficial, sabemos a composição das próximas medalhas que serão entregues nos Jogos de Paris 2024. Um metal raro, precioso, mas acima de tudo único é incorporado: o da Torre Eiffel.

Mais do que objetos: as medalhas olímpicas são o Santo Graal para os atletas de ponta. Eles abrangem história, gerações e conquistas esportivas. Para Paris 2024, a ideia era casar o símbolo mais forte dos Jogos, a medalha, com o símbolo absoluto de Paris e da França ao redor do mundo, a Torre Eiffel. Para isso, foi escolhido o Chaumet, especialista em joalheria reconhecido mundialmente por seu know-how, elegância e personificação do artesanato francês.

Pela primeira vez na história dos Jogos, todas as medalhas olímpicas e paralímpicas serão adornadas com uma peça de metal altamente simbólica e inestimável: o ferro original da Torre Eiffel.

A Torre Eiffel nas medalhas de Paris 2024

Uma operação complexa. Em meados do século XX, a Torre Eiffel passou pelas primeiras obras de modernização dos elevadores. Algumas vigas e pedaços de chapa metálica foram, portanto, definitivamente removidos da Dama de Ferro e foram preciosamente preservados desde então.

Para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024, a Société d’Exploitation de la Tour Eiffel permitiu que esses verdadeiros pedaços da história de Paris e da França encontrassem uma segunda glória. Fabricado nas forjas e altos-fornos de Pompeu, na Lorena, o ferro-gusa produzido pela redução do minério de ferro é refinado por uma operação chamada “puddling”. Assim, livre do excesso de carbono ainda presente no ferro fundido, o ferro obtido é então quase puro e de robustez infalível.

Ao integrar o metal mais prestigiado da herança francesa no centro das medalhas mais prestigiadas do esporte, Paris 2024 dá continuidade à audácia de Gustave Eiffel. O famoso engenheiro abalou as convenções de seu tempo ao escolher o ferro para construir a primeira torre de 300 metros. Ao colocar fragmentos da Torre Eiffel no centro de suas medalhas, Paris 2024 espera deixar aos atletas uma memória duradoura dos próximos Jogos, Paris e França.

“Decidimos colocar essa peça de hexágono como uma pedra preciosa, como em uma joia, para destacá-la e torná-la realmente central. Que seja o elemento mais precioso da medalha”, explica Clémentine Massonnat, diretora criativa da Chaumet.

Um belo aceno ao pioneiro engenheiro Gustave Eiffel que, para o casamento de sua filha Valentim no final do século XIX, pediu à Casa de Chaumet que lhe oferecesse um colar de pérolas.

Quer saber mais sobre como programar a viagem dos sonhos de seus clientes para a França em 2024 ? Entre em contato com a Turismo Francês®. Condições especiais para o mercado brasileiro e agências de viagens, não deixe para a última hora.

Contatos: contato@turismofrances.com e (11) 2337-1894 ou (11) 95864-4441.

Acesse o site e verifique as opções de viagens para a França: www.turismofrances.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =