As Ilhas de Tahiti: um novo protocolo de saúde comprovado e reforçado

Desde o início da crise sanitaria de Covid-19, declarada nas Ilhas de Tahiti, as autoridades locais implementaram rigidas medidas de saúde que permitem ao destino evitar a propagação do vírus em seu território.

O destino deu continuidade aos esforços adotando um protocolo sanitário rigoroso e inovador para a reabertura de suas fronteiras internacionais à partir de 15 de julho de 2020:

  1. Teste de RT-PCR a ser realizado 3 dias antes do embarque ;
  2. Uma declaração online de um formulário ETIS, como uma declaração ESTA de saúde;
  3. Autoteste de RT-PCR a ser realizado 4 dias após a chegada do visitante.

Um protocolo rigoroso de grande escala que se comprovou, notadamente por permitir detectar e isolar rapidamente no último dia 1º de agosto, o primeiro caso de um turista portador do vírus Covid-19 a bordo do transatlântico Paul Gauguin. Essas medidas possibilitaram o controle da cadeia de transmissão a bordo do navio, uma vez que nenhum outro caso de Covid-19 foi identificado entre os passageiros e tripulantes.

Porém, como em outros países, as Ilhas de Tahiti enfrentam um aumento no número de casos. Desde 15 de julho de 2020, 77 casos foram identificados no total. Estes se originam de dois aglomerados que geraram diversas contaminações locais. Na verdade, a maioria dos casos são residentes ou recém-chegados (funcionários públicos: professores ou policiais em particular) que, como todos os anos durante este mesmo período, vieram estabelecer-se na Polinésia Francesa.

O previsível aumento destes casos, tem levado as autoridades locais, que têm mostrado capacidade de resposta e controle da propagação do vírus desde o início da crise, a reforçar o protocolo sanitário em vigor anunciando 4 medidas a aplicar na Polinésia Francesa, durante os próximos 14 dias (renovável) de 12 à 25 de agosto:

  1. O fechamento de todas as discotecas e boates;
  2. Qualquer reunião de mais de 50 pessoas na via pública ou em local aberto ao público estará sujeita a declaração prévia ao Alto Comissariado;
  3. A aplicação de regras rígidas em restaurantes e estabelecimentos de bebidas (estar sentado, distância mínima de 1 metro entre cada mesa, uso de máscara nas deslocações pelo estabelecimento);
  4. Reforço do controlo e das sanções em caso de não cumprimento da obrigação de máscara em todos os negócios, autocarros marítimos, aviões, transportes públicos terrestres, aeroportos e terminais marítimos (multa de cerca de 750 euros).

Um lembrete sobre a importância dos gestos de barreira para a população local, bem como para os recém-chegados que se estabelecem na Polinésia Francesa, fez parte das mensagens comunicadas durante o discurso oficial do Presidente e do Alto Comissário no último dia 11 de agosto, no mesmo momento do anúncio destas 4 medidas de saúde.

“Na verdade, o protocolo e as medidas de saúde serão eficazes desde que os visitantes, como os moradores respeitem os gestos de barreira na Polinésia Francesa”, afirma Jean-Marc Mocellin, gerente geral do Tahiti Tourisme.

A lembrança de gestos de barreira também é o assunto das mensagens entregues aos visitantes locais e internacionais na chegada ao aeroporto. Eles são, de fato, convidados a adotar as ações certas para garantir o bem-estar dos visitantes e da população local.

Sobre o Taiti e suas ilhas:

Cercado por águas cristalinas, as Ilhas de Tahiti oferecem belezas naturais, cultura autêntica e estilo único. O destino é mundialmente famoso por suas praias de areia branca, lagoas turquesa e paisagens que variam de atóis de coral a picos vulcânicos. Diferentes tipos de acomodação estão disponíveis: hotéis de luxo com bangalôs sobre a água, vilas, pequenos hotéis familiares, acomodações turísticas ou iates, catamarãs e navios de cruzeiro. As Ilhas de Tahiti estão todas unidas por Mana, essa energia vital, essa força espiritual que envolve a vida diária dos polinésios. Mana pode ser visto, tocado, provado e sentido, e é somente viajando para As Ilhas de Tahiti que entendemos por que são chamadas: As Ilhas de Mana.

Fonte : Tahiti Tourisme (comunicado de Imprensa 13/08/2020)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 1 =