Bienal Europeia em Marseille

De agosto a novembro, Marsellha será ponto de encontro da arte contemporânea ao sediar a itinerante bienal europeia conhecida como MANIFESTA, também a primeira da França.

Um diálogo entre arte e comunidade, Marselha estará mais viva do que nunca com eventos ao ar livre e exposições.

Vamos explicar então. Manifesta é a Bienal Nômade Européia, que se originou no início dos anos 90 em resposta às mudanças políticas, econômicas e sociais que se seguiram ao final da Guerra Fria e aos passos subsequentes em direção à integração europeia. Manifesta se transformou em uma plataforma para o diálogo entre arte e sociedade, convidando a comunidade cultural e artística a produzir novas experiências criativas com e para o contexto em que ocorre. Manifesta repensa as relações entre cultura e sociedade, investigando e canalisando mudanças sociais positivas na Europa através da cultura contemporânea, em um diálogo contínuo com a esfera social de um local específico.

Foi fundada pelo historiador de arte holandês Hedwig Fijen. Cada nova edição é organizada individualmente e gerenciada por uma mistura de equipe internacional permanente e especialistas locais.

A Manifesta está trabalhando em seus escritórios em Amsterdã e Marselha. Trata-se de um super evento que acontece à cada dois anos. O evento acontecerá de 28 de agosto a 29 de novembro de 2020. E porque então Marsellha ?

  • É a cidade mais emblemática em termos de posicionamento histórico no Mediterrâneo e no resto da Europa;
  • A cidade perfeita em termos de rede cultural e comunidades, como cidade portuári ;
  • A cidade anfitriã mais relevante nesta fase para acompanhar o sucesso de Palermo em 2018 e ;
  • Marselha é a cidade adequada para refletir sobre os desenvolvimentos sociais, econômicos e políticos globais, juntamente com seus cidadãos, devido à presença de uma infinidade de origens culturais.

Consulte o Turismo Francês para lhe orientar na sua próxima viagem à Merselha ou à Provence.

Fonte : https://manifesta13.org/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três − 1 =