BREAKING NEWS : Após anúncio de quarentena, britânicos lotam Eurotúnel e balsas

Uma debandada geral, se é que podemos dizer assim. O Reino Unido decidiu impor uma quarentena à partir de sábado (amanhã, 15 de agosto à partir de 04h00 da manhã) a todos os viajantes que retornarem da França, incluindo os britânicos. Então o que está acontecendo hoje, agora e neste exato momento : milhares de turistas estão tentando chegar ao país com urgência.

A decisão do Reino Unido

Viajantes da França ao Reino Unido terão que se submeter a uma quarentena de duas semanas à partir de amanhã, disse o governo britânico ontem quinta-feira (13 de agosto), atraindo imediatamente a promessa de uma “medida de reciprocidade “de Paris, vamos aguardar.

Eles têm 24 horas para voltar para casa. Caso contrário, eles terão que respeitar quatorze dias de confinamento após sua chegada. Na verdade, na França, todos os “ indicadores de monitoramento de epidemia ” estão “se deteriorando ”motivo pelo qual o Reino Unido deseja evitar o retorno de viajantes potencialmente doentes.

A partir deste sábado, 15 de agosto, Londres irá impor novamente a quarentena a todos os viajantes, incluindo os britânicos, retornando de seis países adicionais, incluindo França e Holanda, afim de limitar a propagação do coronavírus.

Certamente, essas férias de verão cobrarão um preço alto se britânicos e franceses não se cuidarem. As ações e reações de ambos governos precisam ser rápidas e imediatas, para evitar a segunda onda de contaminação, se é que podemos evitá-la.

Eurotúnel lotado até sábado.

O anúncio de ontem à noite causou um êxodo em massa de turistas. Entre os 500 mil viajantes que estão atualmente em solo francês, muitos são os que desejam encurtar a estada para evitar a quarentena. Então eles correram para remarcar suas passagens ou comprar. Prova disso é que, por volta das 11h de hoje, sexta-feira, o Eurotúnel avisou que “ todos os trens estão lotados até a manhã de sábado” . “ Não há mais passagens e não as vendemos na hora ”, alertou a empresa sobre o túnel ferroviário que passa sob o Canal da Mancha, ligando os dois países de trem.

Ah, e para os sortudos que conseguiram comprar passagem, a viagem será cara, com os bilhetes custando entre 250 e os 350 euros de madrugada.

A solução então: transporte de balsas.

As empresas de balsas também devem atender à demanda. O porto de Calais anunciou, portanto, que aumentou as suas capacidades de transporte de passageiros. “ As capacidades serão aumentadas de 500 para 750 passageiros por ferry ”, declarou o serviço de comunicação do porto, especificando que a DFDS, uma das empresas, já tinha “ duplicado as suas reservas ”.

Esta decisão, que afeta também vários outros países e ilhas, onde surge na sequência um preocupante aumento da epidemia de coronavírus nestes territórios. “As estatísticas mostram que devemos remover a França, a Holanda, Mônaco, Malta (…) de nossa lista de corredores de viagens para manter as taxas de infecção baixas “, disse o ministro dos Transportes, Grant. Shapps no Twitter.

Paris reagiu fortemente a este anúncio. Esta é ” uma decisão britânica da qual lamentamos e que conduzirá a uma medida de reciprocidade, na esperança de um regresso à normalidade o mais rapidamente possível “, tuitou o novo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Clément Beaune .

Londres havia inicialmente imposto uma quarentena a todos os viajantes que chegavam em seu solo, antes de finalmente optar pela criação de “corredores de viagens”, isentando certos países da obrigação de se isolarem. A quarentena foi reintroduzida no final de julho para passageiros da Espanha. A mudança pegou as companhias aéreas de surpresa, assim como milhares de britânicos prestes a sair de férias. A quarentena também foi reintroduzida na semana passada para pessoas que chegam de Andorra, Bélgica e Bahamas.

A Grã-Bretanha, o país da Europa mais afetado pelo vírus teve até agora mais de 41.000 mortes e seu primeiro-ministro, Boris Johnson, foi duramente criticado em seu país por sua gestão da crise de saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − três =