Destinos que fortalecem seus protocolos ou fecham suas fronteiras

Somos nômades, naturalmente, movidos a novas descobertas, viagens, aventuras e conhecimentos. Desbravar é o que faz sentido quando preparamos nossa próxima viagem, seja ela uma viagem para lua de mel, turismo religioso, em família ou férias.

Mas, e agora? Com essa situação de confinamento, o que devo fazer ? Como reagir, se programar e ao mesmo tempo respeitar o distanciamento social ? Viajar e aproveitar com os amigos e família ou respeitar o confinamento e as orientações dos profissionais, especialistas no assunto ?

Boa parte da população mundial ainda não se deu conta da gravidade do assunto, da pandemia. Se você viajou nestes últimos tempos, pode ter sido um vetor de transmissão, se não tomou os devidos cuidados.

Foram inúmeras festas, raves, encontros e grandes eventos que aconteceram no último mês de dezembro, ao redor do mundo, não somente aqui no Brasil. Tão irresponsáveis que, no caso da Europa, com o reaparecimento ainda mais forte da epidemia e a descoberta de novas variantes do vírus, muitos destinos estão tomando novas medidas. São os chamados confinamentos mais rígidos que retornaram para ficar, agora em janeiro de 2021.

Diante de uma nova variante do coronavírus mais contagioso, a Inglaterra acaba de anunciar uma nova contenção total até meados de fevereiro. A contenção deve entrar em vigor a partir de amanhã (06 de janeiro) as 00h01.

Mesma decisão na Escócia , que por sua vez anunciou confinamento total, “semelhante ao de março” , a partir da noite de segunda-feira durante todo o mês de janeiro.

Protocolos reforçados

O Canadá – que já impõe uma quarentena de 14 dias a todos os viajantes que chegam ao país – agora exige a apresentação de um teste negativo até três dias antes da chegada. Observe que, desde março passado, apenas viajantes cuja estada é considerada obrigatória podem viajar para o Canadá.

Cuba, por sua vez, planejou tornar obrigatória a partir de 10 de janeiro a apresentação de um teste PCR negativo de menos de 72 horas para poder viajar à ilha.

Os Países Baixos anunciaram que todos os passageiros provenientes de uma “zona de risco” , incluindo dentro da União Europeia, terão agora de apresentar um teste PCR negativo recente obrigatório à chegada de avião.  Logo se estendeu a outros meios de transporte (trem, ônibus e barco).

Desde 29 de dezembro, quem viaja para a Turquia deve apresentar também o teste PCR negativo realizado nas 72 horas antes da chegada, seja para transporte aéreo, terrestre ou marítimo.

As Filipinas decidiram – por enquanto até 15 de janeiro de 2021 – que o acesso ao território será proibido a todos os viajantes não filipinos vindos de cerca de vinte países, incluindo a França, ou que tenham passado por esses países.

Medidas também reforçadas no Chile . A partir de 31 de dezembro, todas as pessoas que chegarem ao país (residentes e não residentes) serão obrigadas a isolar-se por um período de 10 dias. Deve-se observar um mínimo de 7 dias antes de poder realizar o teste de PCR que permitirá, em caso de resultado negativo, sair do isolamento antes do final do período de 10 dias.

A Noruega anunciou que os viajantes agora serão testados na chegada. “O teste deve ser realizado o mais rápido possível e no máximo um dia após a chegada”, disse o governo em nota. O destino também impõe quarentena de sete dias – com dois testes negativos – às pessoas que chegam do exterior.

Alguns relaxamentos

A Arábia Saudita anunciou no dia 3 de janeiro a retomada dos voos internacionais e a reabertura das fronteiras terrestres e marítimas. O retorno dos viajantes será, portanto, possível, mas sob certas condições: testes PCR, período de confinamento supervisionado, etc.

Ainda pensando em viajar?

Mas se essa realmente for a sua intenção, viajar, deixo aqui algumas dicas:

  • Pense em um destino nacional, que seja próximo e que você possa viajar de carro, sem ter que depender de avião. Foi desta forma que a maioria dos franceses viajaram no último verão europeu, pela Europa, e contribuiram para o turismo regional, mesmo em tempo de pandemia;
  • Não deixe de lado os protocolos sanitários. Sempre utilizando máscara e alcool em gel. Respeite o distanciamento, por enquanto são as únicas medidas que podem garantir sua saúde;
  • Mesmo antes de viajar em território nacional, com sua família e em seu veículo, faça um teste PCR e verifique sua saúde. Isso pode evitar maiores transtornos durante a viagem;
  • Procupe por destinos de 2 a 3 horas de distância de sua residência. Em caso de eventualidades, o tempo de retorno será fundamental;
  • Contrate um seguro viagem, com a possibilidade de cobertura para tratamento e internação com Covid-19;
  • Hospede-se em destinos de campo, fuja de aglomerações, procure por hotéis com chalés por exemplo, distantes dos grandes centros comerciais e que estejam seguindo as orientações da OMS, do MTUR ou com selo de responsabilidade e;
  • Prepare bem a viagem, contando com imprevistros e seja prudente.

Boa viagem ! À bientôt !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 1 =