França reforça seus atrativos turísticos para um mundo pós-pandemia

No último dia 6 de novembro, um evento para discutir o futuro do turismo na França ocorreu no Palácio do Eliseu, em formato de vídeo conferência, com diretores de diversas grandes empresas internacionais.

Mas antes de falar dessa reunião, vamos lembrar que o país foi em 2019 o primeiro na Europa em relação à captação de investimento estrangeiro e tudo seguia seu rumo, e muito bem. Com a chegada da Covid-19, as ações em torno da promoção do destino tomaram outros rumos.

Seja em termos de custos de mão de obra, atrações turísticas, investimentos industriais, os sinais têm sido verdes até agora. Isso é mostrado pelo painel de atratividade publicado pela Business France na quinta-feira. Mas isso foi no ano passado, o que significa uma eternidade desde que o Covid-19 perturbou o equilíbrio global.

O que acontecerá nos próximos meses e anos ? Ainda não sabemos, ninguém sabe. E quem falar que sabe, estará lhe enganando, é fato.

“Claro que a Covid levou a uma situação econômica caótica que está abalando a todos”, responde Christophe Lecourtier, CEO da Business France, “mas os fundamentos franceses continuam fortes e relevantes, especialmente porque estamos fortalecendo o plano de recuperação, com ênfase na melhoria do ambiente de negócios, insistiu.

Quais seriam os próximos passos então ?

A médio e curto prazo, os investidores estarão retraídos, pois haverá uma grande competição de destinos nos próximos anos e nos setores do futuro, como o de novas tecnologias, por exemplo. Sem contar com a competição entre países para atrair investimentos estrangeiros : essa ainda nem começou.

Por isso um plano de recuperação é de extrema importância, tanto para a sobrevivência dos parceiros locais, como para a captação de novos clientes, viajantes e turistas, nessa nova fase. O Turismo Francês apresentou esta semana o seu « plan de relance » para os franceses para 2021/2022 com objetivo de juntos, capacitar, formar e apoiar os agentes de viagens e operadoras de turismo no Brasil e América latina para as vendas de produtos e serviços de viagens na França.

E os investimenos dos últimos anos, para onde foram ?

Nos últimos anos, muito se investiu na busca do turista Oriental. Diversos players franceses, destinos, regiões, hoteleiros, etc, trabalharam em busca deste cliente, e por vezes deixaram de lado o mercado latino-americano. O foco neste anos então, fora outro. Com a chegada da Covid-19, a pulverização de investimentos é mais do que necessária, trata-se de uma lição que deve ser levada à risca, não podendo mais se investir por longos períodos em um único formato ou turista. Há claramente uma demanda aqui nas Américas, que por anos foi deixada de lado, e certamente irá retomar as viagens, tão logo seja possível.

Então, com a esperança de uma descentralização de investimentos, uma vez que o mundo mudou e a China agora é vista pelo Ocidente de forma menos favorável, a tendência será inicialmente para uma regionalização das cadeias de valor que, tendo se globalizado, cresceram tanto que se fragilizaram num determinado momento. Haverá então a necessidade de diversificar seus turistas. Em seguida, os destinos internacionais como o Brasil, que movimenta anualmente 700 mil brasileiros na França, poderá ser a « bola da vez ».

E o que fazemos para mudar ?

Nós do blog R4PBrazil e do Turismo Francês trabalhamos para a promoção da França no Brasil e América Latina, promovendo as regiões metropolitanas e ultramarinas, auxiliando operadoras e agências de viagens à melhor vender o destino à seus clientes. Estamos prontos para auxiliá-los, sempre !

Nosso esforço e trabalho estará com o foco permanente na busca por novos parceiros interessados no mercado brasileiro e principalmente, em receber bem o turista brasileiro nos próximos anos.

Conte conosco.

R4PBrazil e Turismo Francês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =