O Carnaval de Dunkerque

Um vento de loucura,celebração e alegria, pura alegria. O Carnaval de Dunkerque traz nuvens de “máscaras” e “florestas de guarda-chuvas” nas ruas da cidade.

OS DESTAQUES DO CARNAVAL 2020

– Sábado, 22 de fevereiro: Noite do tio Cô
– Domingo, 23 de fevereiro: Banda de Dunquerque, Bal des Acharnés
– Segunda-feira, 24 de fevereiro: Banda da Cidadela
– Terça-feira, 25 de fevereiro: Banda de Rosendaël
– Sábado, 29 de fevereiro: Baile dos Gigolos e Gigoletes
– Domingo 1 de março: Refeição da Violeta e Banda de Malo-les-Bains

Todos os anos, entre os meses de janeiro e março, os amantes do carnaval se encontram em Dunkerque, e a história do Carnaval começou assim …

No início do século XVIII, por ocasião da partida dos marinheiros para a pesca na Islândia, o “armador” oferecia o “foye”, um festival para os pescadores. Naquela época, todas as festividades aconteciam em uma pousada.

Pouco a pouco, no final do século, os homens do mar e suas famílias se disfarçaram e invadiram as ruas da cidade.

Se o Carnaval e a partida dos pescadores nem sempre correspondiam no calendário, as duas tradições se entrelaçavam ao longo do tempo. É o nascimento do “Vissherbende”, a banda dos pescadores. Desde o início do século XIX, o porto de Dunkerque já exibia um dos carnavais mais originais da França.

Crédito da foto: Dimitri Lelong

Hoje, a paixão continua e participar do Carnaval é uma fonte de orgulho para a Dunkerquois. Estes são dezenas de milhares de pessoas que frequentam o festival e participam da loucura que toma conta de toda a cidade.

As grandes bandas, que acontecem na tarde de domingo (23 de fevereiro de 2020: Centro de Banda de Dunkerque, 1º de março de 2020: Banda de Malo), consistem em um grande desfile no qual os carnavais dispostos em filas sucessivas são realizados.

Trata-se de caminhar enquanto canta as músicas tradicionais. De maneira intermitente.O objetivo é “manter-se aquecido” sendo o mais firme possível. Em seguida, testemunhamos movimentos impressionantes da multidão e o conhecimento dos Masquelours evita qualquer incidente.

Em outro local, numa sala enorme, os desfiles continuam. As festas de sábado à noite animam cerca de 8.000 amantes de carnaval, vestidos com seus melhores “trajes”. Misturados em um turbilhão de cores, a música os leva até as primeiras horas da manhã. A entrada no baile de carnaval é obrigatória, os abençoados compram seus lugares com antecedência. Os entusiastas do carnaval cansados ​​podem voltar de ônibus graças aos serviços da DK Bus Marine. Se beber, não dirija é o lema!

O destaque do Carnaval de Dunkerque é a semana de Mardi-Gras. Algumas máscaras tiram uma folga durante esse período sagrado. É preciso muita saúde para manter o ritmo entre os bailes de sábado à noite, as bandas no domingo, segunda, terça-feira …!

De pai para filho, o carnaval é transmitido. Desde cedo, os pequenos participam do baile infantil nas tardes de quarta-feira.

Todos os anos, muitos jornalistas vêm à cidade de Jean Bart para cobrir o Carnaval de Dunkerque.

Do alto das varandas, uma onda colorida varre a cidade. O major do tambor, vestido com seu traje de soldado do Império, entrega o “la” à orquestra composta de quinze tambores. Vestidos com seus odres amarelos, os músicos são protegidos pelo carnaval e respeitados por todos.

 

Originalmente, o traje de Carnaval consistia em tecido de resgate e era usado para o uso de roupas cruzadas. Nós até vimos sacos de batatas. Hoje, figurinos mais sofisticados apareceram, mas mantêm duas virtudes: o espírito de escárnio e solidez, às quais se acrescentam originalidade, cores chamativas e humor!

A rota do carnaval é pontilhada com estágios conhecidos como ” capelas “. Fazemos uma parada nas casas, nas casas de pessoas que oferecem música, seu bom humor e um pouco de amizade. O disfarce mais elegante é o do homem vestido de mulher com um chapéu florido, feito com meticulosidade e fantasia. O cinto de ligas e a minissaia estão no centro das atenções, sem esquecer o casaco de pele!

O Carnaval de Dunquerque não pode ser explicado, pode ser descoberto … e pode ser experimentado!

Consulte o Turismo Francês para programar esta viagem ou outra, ou o seu agente de viagens de preferência.

 

Fonte: Dunkerque Turismo. Programação Carnaval Dunkerke.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =