Obras-primas da Fundação Guggenheim no Hôtel de Caumont

Uma produção de CULTURESPACES em colaboração com a Fundação Solomon R. Guggenheim, New York.

De Manet a Picasso: a coleção Thannhauser

Depois de realizar uma exposição dedicada a Marc Chagall, o Hôtel de Caumont Centro de Arte apresentará (a partir de 1º de maio de 2019) obras-primas da Coleção Justin K. Thannhauser, legadas em 1963 à Fundação Solomon R. Guggenheim em Nova York.

Pela primeira vez, cerca de cinquenta obras importantes desta prestigiada coleção serão apresentadas na Europa em uma exposição itinerante que começou no Museu Guggenheim de Bilbao: pinturas e esculturas dos mestres do impressionismo e do pós-impressionismo, bem como as principais figuras de arte moderna, de Manet a Picasso, e Degas, Gauguin, Cézanne, Van Gogh, Braque e Matisse.

Justin K. Thannhauser (1892-1976), uma figura importante na disseminação da arte moderna européia, foi o patrocinador, amigo e promotor de artistas inovadores que transformaram a arte ocidental no final do século XIX e na primeira metade do século XX. século.

Em sua juventude, ele ajudou seu pai, Heinrich Thannhauser, a administrar a famosa Moderne Galerie, que foi fundada em Munique em 1909.

Pai e filho desenvolveram um notável programa de exposições que contou com o trabalho de impressionistas franceses e pós-impressionistas, bem como artistas alemães contemporâneos.

A galeria também realizou uma das primeiras grandes retrospectivas da obra de Picasso em 1913, e isso ajudou a forjar uma amizade longa e próxima entre Justin Thannhauser e o artista.

Justin Thannhauser

Em 1941, Justin Thannhauser mudou-se para Nova York e logo se estabeleceu como negociante de arte nos Estados Unidos. Como ele não tinha nenhum sucessor, legou as principais obras de sua coleção para a Fundação Solomon R. Guggenheim, em Nova York.

Desde então, tornaram-se algumas das obras mais importantes deste museu, onde são exibidas em uma galeria que leva o nome de seu legatário.

Esse legado enriqueceu consideravelmente o conjunto de obras de Cézanne no museu de Nova York, que até aquele momento tinha apenas uma única obra do artista: l’Homme aux bras croisés (Homem com Braços Cruzados, cerca de 1889).

Sobre a exposição

A coleção de obras de Cézanne, propriedade de Thannhauser, será exibida no Hôtel de Caumont e inclui a obra Bibémus (Bibémus Quarries), que retornará pela primeira vez a Aix-in-Provence, onde foi pintada por volta de 1894–1895. .

A exposição reúne outras obras emblemáticas: pinturas importantes de Picasso, como Le Moulin de la Galette (1900), um empréstimo excepcional do Museu Guggenheim, bem como obras-primas de Van Gogh e Manet, que foram restauradas ao seu antigo esplendor, graças a uma recente campanha de restauração que foi realizada especificamente para esta exposição.

A exposição também oferece aos visitantes uma chance de reviver a história das galerias e da Coleção Thannhauser através de fotografias, livros de inventário e outros documentos de arquivo na coleção da galeria, que ilustram as relações entre a família Thannhauser e os artistas de vanguarda, colecionadores e negociadores da época.

Comissariado: Megan Fontanella, curadora do Museu Solomon R. Guggenheim.

Informações práticas

Data: 1 de maio a 29 de setembro de 2019

Horário de funcionamento:

O Hôtel de Caumont está aberto todos os dias.
De outubro a abril: das 10h às 18h
De maio a setembro: das 10h às 19h
Abertura noturna às sextas-feiras até as 20h30 durante as exposições de verão (maio a setembro).

Chegando ao Hôtel de Caumont

3, rue Joseph Cabassol 13100 Aix-en-Provence
Telefone: +33 04 42 20 70 01

O Centro de Arte Caumont está localizado a 1 min da Avenida Mirabeau.
De carro: estrada A7, A46 e A8 (Paris, Lyon, Nice), A54 e A9 (Montpellier, Nîmes, Arles).
De trem: estações de Aix-en-Provence e Marseille.
De avião: aeroporto de Marseille-Provence.

Contato

Christelle Maureau – Claudine Colin Communication
E-mail: christelle@claudinecolin.com
Telefone: +33 (0)1 42 72 60 01

Fonte: Hôtel de Caumont

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − doze =