Onde será necessário o Passe de Vacinação na França ?

A partir de agora, o acesso a muitos lugares e transportes na França fica condicionado, para maiores de 16 anos, a um calendário de vacinação completo e atualizado. É o que pode assegurar a população um pouco mais de segurança frente à nova onda da Covid-19.

Um teste negativo com menos de 24 horas não é será mais aceito. Os adolescentes com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos estão, contudo, isentos da dose de reforço para ativar o seu passe de vacinação.

A partir de 15 de fevereiro de 2022, os prazos para manter o passe serão reduzidos. Terá de tomar a sua dose de reforço 4 meses após a 2ª dose para ter um calendário de vacinação completo e manter um passe de saúde válido. Este período era anteriormente de sete meses na França.

As crianças dos 12 aos 15 anos inclusive estão sujeitas ao passe de saúde nos locais onde for previamente solicitado. Não é necessário passe para menores de 12 anos, mesmo que a campanha de vacinação para crianças a partir de 5 anos tenha começado na França, assim como no Brasil.

E onde será solicitado o passe ?

Em termos concretos, o passe de vacinação será solicitado em quase todos os locais onde o passe de saúde foi aplicado. Será assim necessário para acesso a bares e restaurantes (com exceção do catering coletivo, venda takeaway de refeições confecionadas e catering profissional rodoviário e ferroviário).

Também determina a possibilidade de praticar certas atividades de lazer (cinemas, museus, teatros, arenas esportivas, salas de esportes e espetáculos, etc.). Nas montanhas, será necessário o passe de vacinação para usar os teleféricos. As estações de esqui estão sujeitas ao passe nos teleféricos quando a taxa de incidência nacional ultrapassar os 200 casos de Covid-19 por 100.000 habitantes. Parques de diversões também são afetados. O passe de vacinação também será exigido à chegada aos parques de campismo ou residências turísticas ou mesmo aos navios de cruzeiro (a partir de 50 passageiros).

Quem participa de Feiras e eventos também deverá apresentar o Passe?

As pessoas que participarem de feiras, seminários e eventos profissionais também terão que apresentar seu cartão de vacinação, assim como os viajantes que utilizam transporte inter-regional (aviões, trens, ônibus).

Para acesso ao transporte inter-regional, os viajantes podem ainda apresentar um teste negativo, caso não tenham o passe, mas neste caso a viagem deve ter motivo imperativo de ordem familiar ou de saúde.

Os prefeitos podem decidir manter temporariamente o passe de saúde em seus territórios, “quando as circunstâncias locais o justifiquem”, informa o vie-publique.fr. O site dá o exemplo de territórios ultramarinos onde a taxa de vacinação é menor.

Controles e sanções reforçados

Assim como o passe de saúde, o passe de vacinação se aplica ao público, bem como às pessoas que trabalham em locais onde é obrigatório. A lei amplia as possibilidades de verificação do passe e as penalidades incorridas em caso de fraude. “As pessoas que apresentam um passe de outra pessoa ou emprestam o seu passe, bem como profissionais que não controlam o passe, correm agora o risco de uma multa fixa de 1.000 euros a partir da primeira infração, detalha o site Vie-publique.fr Além disso, o simples fato de portar um passe falso será punido com três anos de prisão e multa de 45.000 euros.

O passe de vacinação entra em vigor a partir de hoje, segundo anúncio do o governo. A partir de 24 de janeiro o Passe Sanitário se chamará Passe Vacinal ou de Vacinação.

Fonte:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 18 =