Reabertura do Museu do Louvre

O Louvre reabre hoje, segunda-feira dia 06 de julho de 2020 após mais de três meses de fechamento devido à crise do coronavírus. Mas não pense você que as pessoas que trabalham no museu não tiveram no que se ocupar, pelo contrário. Para garantir o retorno dos visitantes, o estabelecimento foi completamente limpado e desinfetado, pra começo de conversa.

Sem sombra de dúvidas a Gioconda já devia estar impaciente, vocês nãoacham? É isso, depois de mais de três meses de fechamento, o Louvre, o maior e mais visitado do mundo, mais uma vez receberá o público – mas sem os turistas brasileiros, os americanos e asiáticos, pelo menos por enquanto – a partir de hoje. Todo o pessoal estará à postos para garantir essa reabertura, começando pelo curador de esculturas do século XVII, que deve administrar, por exemplo, o retorno ao ar livre do busto de bronze de Faustina, preservado nos últimos meses nos porões do museu.

Atualmente apenas 70% do estabelecimento estará aberto ao público, ou 45.000 m2, estarão acessíveis. As áreas movimentadas, bem como as antiguidades, especialmente egípcias, estarão abertas, mas os locais mais complexos de administrar permanecerão fechados por enquanto.

Projetos de restauração ganham vida novamente

Enquanto isso, no primeiro andar do pavilhão do rei, as obras foram retomadas na sala das sete lareiras para reformar o dourado de certas obras de arte. Com uma esponja e um pouco de água, os artesãos estão ocupados, às vezes em andaimes a 12 metros de altura.

Mesmo do lado de fora, no céu, às vésperas da reabertura do museu, os drones inspecionam a pirâmide. E visto de cima, o caminho organizado para o respeito ao distanciamento social parece um tabuleiro de xadrez.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − dois =