Surf nas Ilhas de Tahiti, que tal ?

Surf no Tahiti

Mais conhecido por abrigar a onda mais pesada do mundo, o famoso reef break de Teahupo’o, o Tahiti oferece muitos pontos de surfe (ou os chamados spots) para visitantes e locais encontrarem as ondas perfeitas. Mas se você é surfista, profissional ou amante do esporte, já sabia disso não é mesmo?

Localizado no Pacífico Sul a cerca de 8 horas de voo direto de Los Angeles ou San Francisco, o Tahiti é a maior ilha da Polinésia Francesa, e tem muita coisa boa para fazer por lá. Assistir uma missa tipicamente tahitiana,  visitar o Museu de Pérolas ou o Mercado de Tahiti, entre tantas outras atividades. Tahiti na verdade, é composto de duas partes, a maior parte da ilha, chamada Tahiti Nui e a parte menor chamada Tahiti Iti. A ilha é um paraíso para esportes aquáticos de todos os tipos, incluindo stand up paddle, canoagem, caiaque e bodyboard, mas o surf aqui é incomparável, especialmente se você gosta de ondas pesadas!

Surf nas Ilhas dE Tahiti

Guarde bem essa informação: a melhor época para surfar no Tahiti é de maio a agosto, durante a estação seca. Os surf breaks ao longo das costas sul e sudoeste são reef breaks, com grandes ondas ocas semelhantes às encontradas no Havaí. Outra estação popular para o surf é de outubro a março, quando as ondas do norte são geralmente melhores para surfistas menos experientes, pois são menos pesadas e mais parecidas com paredes do que as ondas ocas que atingem no verão. Ondas poderosas podem ser surfadas durante todo o ano e você encontrará muitos tubos aqui. A água fica agradável o ano todo.

Os melhores pontos de surf nas ilhas dE Tahiti

Enquanto Teahupo’o é definitivamente o melhor local para os profissionais, você pode encontrar bons surfes em toda a ilha de Tahiti e na ilha vizinha de Moorea. Para beach breaks, você pode ficar na parte norte do Tahiti e explorar as praias de areia preta de Papenoo, sendo Orofara a praia mais popular para o surfe e para visitantes que procuram passeios “fáceis”. Aqui, os moradores e visitantes pegam ondas de cerca de 2 a 3 pés. Para algo um pouco mais intenso, visite Papara, onde as ondas chegam a 4-6 pés.

Você pode chegar à ilha vizinha de Moorea a partir do Tahiti por meio de uma curta viagem de balsa. Lá, você encontra mais ótimas opções de surf recomendadas para surfistas intermediários ou avançados. Nos distritos de Atiha e Haapiti, você pode encontrar ondas mais suaves atingindo a altura da cabeça. A água é cristalina, e você pode ver as quebras de corais, golfinhos brincando no meio do canal e muito mais.

Pontos ou Spots de surfe no Tahiti e Moorea, por altura das ondas

  • Papenoo, Tahiti 2-6 pés; Iniciante, intermediário, avançado.
  • Taapuna, Tahiti 2-8 pés; intermediário, avançado.
  • Papara, Tahiti 4-6 pés; Iniciante, intermediário, avançado.
  • Teahupoo, Tahiti 6-10 pés; intermediário, avançado.
  • Haapiti, Moorea 3-8 pés; intermediário, avançado.
Principais competições e festivais de surf no Tahiti

Todo mês de agosto, o Tahiti Iti se torna o lar do evento de surf Tahiti Pro Teahupo’o, organizado pela World Surf League, estão presentes, os surfistas renomados como Kelly Slater, John John Florence ou Gabriel Medina. Surfistas profissionais vêm de todo o mundo para competir nas ondas esmagadoras e no ameaçador recife de coral de Teahupo’o, localizado na costa sudeste do Tahiti. Conhecido por algumas das ondas “mais pesadas” já surfadas, Teahupo’o é um ponto de surf definitivo para muitos surfistas profissionais. É bem conhecida pelos tubos consistentes e, embora as ondas sejam pesadas, também é rasa, por isso este local é considerado muito perigoso para todos, exceto para os surfistas mais experientes.

As Ilhas de Tahiti têm uma rica cultura de esportes aquáticos que se manifesta em eventos esportivos em todas as ilhas.

Planeje sua viagem de surf com a Turismo Francês®. Existem muitas opções de hospedagem na ilha de Tahiti que estão perto o suficiente do surf, incluindo resorts 4 estrelas e pousadas tahitianas ou aquelas que chamamos de pousadas familiares, como o conhecido Vanira Lodge em Teahupoo e a novíssima pousada A hi’o To Mou’a.

Quer aprender a surfar? O Tahiti tem várias boas escolas de surf que você pode visitar. A Tahiti Nui Surf School & Club Training oferece aulas de surf personalizadas com um instrutor de surf experiente e qualificado, com duração de 1 a 2 horas. Existe também a Aloha Surf School perto da capital Papeete ou a Tama He’e Surf School perto de Paea. Muitas escolas oferecem equipamentos ou você pode alugá-los em uma loja de surf ou comprar uma prancha tahitiana personalizada da Teva Surfboards Tahiti, Stonefish Surfboards ou Somo Surfboards para apoiar os shapers locais.

Bom, é isso! Você já sabe não é mesmo ? Se vai programar a viagem para lá, não deixe de consultar seu agente de viagens especializado no destino ou a agência Turismo Francês® em contato@turismofrances.com e boa viagem!

Fonte/Imagens: As Ilhas de Tahiti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 12 =