Um tour perfeito, seria um tour de vinhos?

Caros agentes de viagens,

Pouco tempo atrás estive na França para realizar um dos tours que acredito ser o mais bacana para brasileiros, um tour de vinhos. Chamo assim pois o foco maior deste roteiro é visitar os vinhedos da Borgonha, de Bordeaux mas também dar aquela passadinha por Paris como sempre, que chamaria de um dia clássico em Paris, não mais que um dia. Aliás a França oferece muito mais do que você pode imaginar. Basta sair de Paris e olhar ao redor.

Nesta visita, chegando no aeroporto de Paris um guia pode recebê-lo ou vá por conta própria para o seu Hotel. Deixe as malas e pula direto para uma excursão para conhecer os principais pontos turísticos da cidade tais como a Champs-Elysées, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, etc. Depois retorno ao Hotel ou então suba a Torre Eiffel, você quem sabe e dependerá das filas e da época do ano. Se for verão, melhor mesmo é dar aquela passada rápida, e depois se preferir mesmo ver a cidade de cima, vá para a Torre Montparnasse, de onde há uma vista deslumbrante sobre o horizonte da capital. Final da tarde você volta para o hotel. Dependendo de onde está localizado, vale um jantar num bistrô parisiense (depois posso até te dar as dicas…), jantar e pernoite.

2º dia na França 

Loco após o café da manhã é dia de pegar a estrada direto para a Beaune, a capital da Borgonha. Este trajeto (dependendo do veículo que irá usar) pode levar até 4h30 de estrada. Tempo livre para almoço dentro das antigas muralhas da cidade e em seguida siga para a rota dos vinhos. Parar em uma fazenda de frutas em compotas caseiras onde também é fabricado o famoso licor de creme de cassis, é uma excelente ideia. Deixe então para fazer o check-in no Hotel no final do dia em Beaune. Jantar e pernoite.

3º dia na França

Logo após o café da manhã, a dica de hoje é visitar as vinhas de Beaujolais, parando em uma propriedade vinícola para aprender tudo sobre a arte dos viticultores. Almoço de iguarias regionais em uma típica fazenda e a tarde é dedicada à alguns dos melhores vinhos da região, com um percurso pelas aldeias famosas de Saint-Amour, Juliénas, Chiroubles, Morgon. Esta noite será em Lyon. Jantar e pernoite.

4º dia na França

Café da manhã e check-out. Este dia é dedicado à capital européia da industria da seda nos séculos 16 e 17, a cidade de Lyon.Visitar uma oficina e assistir os tecelões de seda no trabalho é a dica para este dia. Tempo livre para o almoço, em seguida, um passeio à tarde a algumas das principais atrações da cidade como a Praça Bellecour, no coração da cidade, a Praça Terreaux com a sua famosa fonte e do século 17, o distrito Renaissance, o bairro empresarial de La Part-Dieu e muito mais. No final do dia, retorno ao hotel para jantar e pernoite.

5º dia na França

Saida para Avignon logo após o café da manhã no Hotel. A dica aqui é um mini cruzeiro sobre o Rhone para admirar os monumentos da cidade. Tempo livre para almoço seguido de uma visita ao Palácio imponente dos Papas. Depois, você pode provar alguns dos vinhos locais Cotes du Rhone, com pão e queijo, em adegas de vinho do Palácio. No final do dia check-in no seu hotel na região de Avignon. Jantar e pernoite.

6º dia na França

Após café da manhã, este dia é dedicado a visita do Pont du Gard, uma obra-prima da engenharia que data da antiguidade, construído pelos romanos para levar água para a cidade vizinha de Nîmes. Tempo livre para o almoço, em seguida, continuar a viagem até Roquefort. Aqui indico a visita de uma das caves onde este queijo de pasta azul picante é envelhecido e amadurecido, seguido de uma degustação. Atravessar o viaduto de Millau e tirar uma foto alí mesmo já é turístico também, eu fiz recentemente.. Trata-se de uma das maravilhas arquitetônicas da era moderna, abrangendo o Vale do Tarn, região onde meu pai nasceu. O melhor aqui então é reservar um Hotel na região de Millau. Jantar e pernoite.

IMG_7372[1]

7º dia na França

Café da manhã. Partiu para Sarlat. Aqui creio que serão mais ou menos 350 a 380 km de estrada. Passa rapidinho e conhecer a cidade velha de Sarlat que é a capital da região de Périgord é show. Lá existem diversas casas antigas, feitas de pedra cor de mel dando um charme especial. Sarlat é conhecida como a capital do “foie gras” então não esqueça de comprar o seu. E se tiver um tempo ainda, na parte da tarde, vá visitar a Gouffre de Padirac. Simplesmente fantástico programa para toda a família. Trata-se de uma gruta milenar com mais de 113 metros de profundidade.

IMG_7479[1]

8º dia na França

Café da manhã e partiu para a linda cidade de St Emilion ou então você pode ir direto para Bordeaux. Em ambos os casos você leva em torno de 2 horas de trânsito para chegar. Sabendo que St Emilion trata-se de uma cidade medieval, é uma aldeia tipo pequena e o foco alí são os vinhos e passear pelas pequenas ruas e vielas. Ou você pode ir direto para Bordeaux e explorar a região de Medoc entre Gironde e o Atlântico, a nível mundial conhecido por seus Grands Crus. Visitar as caves é a dica, claro com uma degustação. Tem muito à fazer por aqui, então ficar mais de um dia pode ser a chave para visitar essa região.

9º ou 10º dia na França

Retorno para Paris, pode ser de carro mesmo (ou então entrega o carro em Bordeaux), ou de trem. E voo noturno para o Brasil.

Espero que tenham gostado deste roteiro. Procure sempre consultar um agente de viagens ou operadora especializada na França.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − um =