Uma vida inteira em um castelo, pelo Marquês de Oilliamson

Bem-vindo ao Château de Fontaine-Henry, que está nas mãos da mesma família há mais de 800 anos.

O Marquês d’Oilliamson, o atual escudeiro, é um embaixador desta região e recebe os turistas e visitantes, com toda pompa e circunstância que merecem.

E onde está localizado?

Entre Caen e as praias de desembarque do Dia D, o Château de Fontaine-Henry é uma magnífica propriedade renascentista que permaneceu na mesma família nos últimos 800 anos. Imagina isso, 800 anos…

O Château de Fontaine-Henry, entre Caen e Courseulles-Mer, é um antigo castelo fortificado que data do início do século XIII, soberbamente embelezado durante o Renascimento pela poderosa família Harcourt.

Nunca vendido em toda a sua história, este monumento com os telhados mais altos da França está totalmente mobilado e habitado pelos seus proprietários, descendentes dos primeiros senhores do lugar.

Um Castelo familiar e os passeios …

Castelo familiar do séc. XIII que acolhe o público de Abril a finais de Setembro e no mês de dezembro, com atividades atividades mágicas para acompanhar os turistas durante todo o mês.

O passeio começa nos salões do térreo, continuando pelos andares superiores que possuem uma bela coleção de móveis e pinturas antigas.

O terreno verdejante inclui uma capela senhorial que data dos séculos XIII e XVI.

A particularidade do Château de Fontaine-Henry: tem um dos telhados de castelo mais altos da França! Basta erguer o olhar e admirar sua fachada.

Visita guiada em francês e inglês: 1h 30 minutos. Possibilidade de português também.

O Anfitrião

“Antes de ser escudeiro, eu era testemunha. Eu passo minha vida construindo pontes entre o passado, o presente e o futuro”, comenta o dono da casa. Paletó justo e gravata, barba perfeitamente aparada e grande presença, o Marquês d’Oilliamson, atual dono do Castelo de Fontaine-Henry do século XIII, perambula com facilidade pelo labirinto de cômodos de sua casa. Este labirinto, o escudeiro conhece de cor.

“Eu venho diretamente das famílias Thury e Harcourt. O nosso castelo nunca foi vendido: foi passado de geração em geração durante mais de 800 anos. E todos colocaram seus investimentos nisso ”, diz ele com um sorriso.

Seria então um Château de la Loire perdido na Normandia ?

Se a construção de estilo renascentista se impõe pela pedra que reveste suas fachadas, este “castelo do Loire perdido na Normandia” também surpreende pela riqueza de seu mobiliário. Cada sala do castelo contém tesouros que mergulham os convidados de um dia na época dos reinados de Luís XIV, Luís XV ou Luís XVI. Uma rica coleção de gravuras e pinturas (Rubens, Corrège, Titien) atesta este período, à luz mal filtrada pelas cortinas e cortinas das grandes janelas.

O Marquês d’Oilliamson se esforça para torná-lo um “monumento vivo”

“Não se trata de trancá-lo a sete chaves”, ele avisa com uma franqueza que lhe cai como uma luva. De jeito nenhum, também, de transformá-lo em um parque de diversões de baixo nível. Com sua cúmplice Elise, o homem trabalha esse equilíbrio sutil para oferecer uma variedade de atividades:

Visitas à luz de velas, festa de assassinato, festival Jeux et Chevalerie, reunião familiar … Sob esses telhados, que estão entre os mais altos da França, o Marquês não hesita em seguir os passos dos visitantes para oferecer-lhes uma experiênca única, regadas à grandes histórias do próprio lugar. O senhor então alegremente desliza na pele de François I para ser um cavaleiro de passagem. “Se os jovens que aqui vêm guardam uma memória, através de uma imagem, de um cheiro ou de uma simples sensação, ela já está conquistada para mim”.

Sua próxima viagem para a França

Uma excelente oportunidade para pequenos grupos, incentivos e grupos de famílias em descoberta da Normandia.

Procure sempre um profissional especializado ou o Turismo Francês para lhe auxiliar na elaboração do seu roteiro para a França.

Fonte: Calvados Attractivité e @chateaudefontainehenry 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =