10 Locais Artísticos Favoritos da Côte d’Azur

Picasso, Bonnard, Matisse, Chagall e Renoir … a Côte d’Azur inspirou muitos artistas. Todos sucumbiram à beleza de suas paisagens, à suavidade de seu clima e à luz que banha sua costa e interior, suas estâncias balneares e vilas no alto das colinas. Não é de admirar, que a Côte d’Azur seja o lar de tantos museus e pontos culturais repletos de obras, sempre abraçando o azul do céu e do Mediterrâneo.

Saint-Paul-de-Vence: Fundação Maeght

A arte moderna e contemporânea não conseguiu encontrar um cenário mais bonito que esse conjunto arquitetônico, concebido por Josef Lluis Sert nas alturas da Côte d’Azur para Aimé e Marguerite Maeght e seus amigos Giacometti, Miro, Calder e Chagall. Com esculturas em seu jardim, uma ágora, um labirinto, mosaicos e uma fonte, além de salas de exposições que se abrem para pátios e terraços e o canto das cigarras: aqui, o tempo para.

Porquerolles: Fundação Carmignac

Uma experiência: é assim que é visitar a Fondation Carmignac, escondida no porão de uma fazenda provençal na ilha de Porquerolles. Primeiro você deve pegar um barco, depois atravessar a vegetação rasteira, vinhas e olivais antes de poder explorar – com os pés descalços! – a coleção incomum de Edouard Carmignac, na qual Botticelli e Andy Warhol conviveram com isso. Dois jardins de esculturas, incluindo um labirinto de vidro, completam este lugar inimitável.

Nice: O MAMAC

Os visitantes vêm aqui para apreciar a interessante coleção de arte moderna e contemporânea, mas também para os grandes terraços com vista magnífica, como o mirante da cidade. Em um deles, vá até a obra de Yves Klein e sua parede de fogo. No pátio, são as esculturas monumentais de Alexandre Calder e Niki de Saint-Phalle que o fascinará com certeza.

Vallauris: O Museu Nacional Picasso

Antibes, Juan-les-Pins, Vallauris, Cannes, Mougins … Picasso amou a Riviera Francesa e ficou lá por quase 30 anos, deixando para trás muitos vestígios. No castelo de Vallauris (que também abriga o Museu de Cerâmica), o Museu Pablo Picasso apresenta dois afrescos grandiosos: “Guerra e Paz” e “As Quatro Partes do Mundo”, e um espaço excepcional da capela românica. É uma ancoragem sagrada e universal para o último grande trabalho político do artista.

Cannet: Museu Bonnard

Em Le Cannet, perto de Cannes, em uma vila Belle-Époque que lembra aonde Pierre Bonnard se estabeleceu na década de 1920 com sua esposa e musa. O primeiro museu do mundo inteiramente dedicado à obra do grande pintor, foi inaugurado em 2011. As pinturas em exibição demonstra a inspiração que Bonnard tirou das paisagens e da bela luz da Côte d’Azur.

Nice: Museu Nacional Marc Chagall

Com mais de 800 pinturas, guaches, desenhos, aquarelas e pastéis, a coleção permanente no Museu Nacional Marc Chagall, em Nice, é a maior coleção pública de obras do artista no mundo. Abrange mais de 900 metros quadrados, com um impressionante auditório famoso por suas três grandes janelas que evocam a Criação do Mundo.

Biot: Museu Nacional Fernand Léger

Um grande jardim mediterrâneo e monumental mosaico colorido na fachada. O Museu Nacional Fernand Léger, no sopé da vila de Biot, utiliza tanto o exterior quanto o interior para mostrar o trabalho do pintor, uma figura importante do século XX. Mais de 450 obras de 1905 a 1955 são exibidas. É único no mundo.

 Roquebrune-Cap Martin: Villa Eileen Gray

Imagine um promontório que se estende até o Mediterrâneo, uma vila pitoresca com vista para ele e vilas dos sonhos espalhadas entre florestas de pinheiros e garrigues, com vistas deslumbrantes do grande azul … A Côte d’Azur, em todo o seu esplendor, está representada em Roquebrune-Cap-Martin. Vale a pena visitar o Cabanon de Le Corbusier ou o Villa E-1027 de Eileen Gray, um ícone da arquitetura moderna construída em 1927 e muito vanguardista.

Em Cagnes-sur-Mer: Museu Renoir

Pierre-Auguste Renoir passou os últimos anos de sua vida no campo de Collettes, entre oliveiras centenárias. Transformada em museu, a casa cujas janelas se abrem para uma vista soberba para Cap d’Antibes oferece um testemunho comovente do mundo familiar e criativo desse mestre impressionista.

Vence: Capela do Rosário de Matisse

Matisse teve um caso de amor de longa data com a Côte d’Azur e deixou sua marca em muitos lugares, principalmente no cume de Nice (no museu dedicado a ele), mas também e especialmente em Vence, onde sua Capela do Rosário e casa pessoal, Villa La Rêve, foram construídas. Dê um passeio nos belos jardins da vila; a vista das colinas com vista para Vence é sublime.

Entre em contato com o Turismo Francês, para passeios incríveis, se aprofundar e estudar Arte, ou simplesmente admirar as grandes outras dos grandes pintores impressionistas, além de outros passeios maravilhosos pelas cidades descritas acima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 3 =