A ambição da Região do Vale de Loire é levar o patrimônio e riqueza cultural como base para a identidade e atratividade da região.
Ao longo dos séculos, o local se beneficiou das mais belas mentes criativas da história da arte e da ciência, intelectuais e humanistas, particularmente no Renascimento.
Viva Leonardo, o visionário
2019 marca o 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci em Clos Lucé (Amboise), mas também o nascimento de Catherine de Médicis em Florença e o início da construção do Castelo Real de Chambord.
Leonardo da Vinci, que simboliza os campos das artes e da ciência em todo o mundo, será o rosto deste 500º aniversário. Ele, o gênio italiano que morreu no castelo Clos Lucé, deixou para trás um excepcional patrimônio cultural, artístico, científico e arquitetônico.
Movimento intelectual e artístico iniciado na Itália, o Renascimento chegou à França graças a Charles VIII e Francis I, que trouxe artesãos, arquitetos e artistas italianos.
Considerado depois como o berço do Renascimento na França, o Vale do Loire tornou-se um carro-chefe da criação, inovação e da arte de viver.
Juntamente com os eventos dos principais locais, mais de 500 eventos foram propostos para celebrar este aniversário.
O ano de 2019 representa uma oportunidade única para difundir o Vale do Loire em escala internacional.
O objetivo é criar um movimento popular, artístico e científico através de uma programação eclética que ocupe os principais temas do Renascimento: patrimônio, jardins, arquitetura, artesanato, gastronomia, artes e letras, música, ciência e revoluções tecnológicas.
Destaques da temporada 2019
- O Castelo dos Clos Lucé em Amboise exibirá de 30 de maio a 30 de setembro de 2019 “A Última Ceia”, a famosa obra de Leonardo da Vinci, agora visível no Museu do Vaticano;
- O Castelo Real de Blois oferecerá uma exposição sobre crianças durante o Renascimento;
- O Castelo de Chambord sediará uma cúpula franco-italiana na presença dos chefes de Estado de ambos os países;
- O Castelo Real de Amboise oferecerá uma nova maneira de visitar com tablets, e outros eventos como concertos e bailes;
- O Domínio de Chaumont-sur-Loire revelará o quarto restaurado de Catherine de Médicis;
- O Castelo do Rivau exibirá cerca de trinta obras contemporâneas de artistas inspirados no Renascimento.