“Contrariamente à ideia de uma cabana de caça, Chambord foi inicialmente concebido e projetado como uma cidade ideal, consistindo não apenas no monumento, mas na propriedade em sua totalidade. No fundo, o projeto que estamos realizando hoje sintetiza a ideia da utopia no trabalho.”
Jean d’Haussonville, diretor administrativo
Aniversário de 500 anos
O ano de 2019 será marcado pelo meio milênio do início da construção, em 1519, do mais eminente castelo renascentista do mundo.
Incluído em 1840, juntamente com o Louvre e Versailles na primeira lista oficial de monumentos históricos na França e na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, Chambord é o mais misterioso dos palácios reais.
Como é que um monumento tão enigmático pode ser reinterpretado no século XXI? Como é que uma propriedade tão grande e antiga deve ser adequadamente conservada? Cinco séculos após a construção, essas questões ecoam uma à outra.
De fato, 500 anos depois, Chambord continua a inspirar admiração e fascínio. Em uma época em que a assistência e o autofinanciamento do Patrimônio Nacional de Chambord estão em alta, novos projetos devem ser lançados para que o visitante tenha a oportunidade de contemplar um Chambord radicalmente transformado e magnificado.
O objetivo deste aniversário é fornecer um meio para Chambord ser compreendido como foi pensado por seu fundador, François I, e seu arquiteto inspirador, Leonardo da Vinci.
Mais concretamente, seu propósito é trazer de volta à vida o desejo e a visão de um ilustre construtor real, tornando visível o material original (relacionado à construção) e a matriz imaterial (cheia de símbolo) do monumento no contexto de um grande programa de restauração associado a uma exposição que refaz a gênese de Chambord.
Exibição: Chambord, 1519-2019
De 26 de maio, até 1 de setembro de 2019.
A exposição intitulada “Utopia at work” foi colocada sob a dupla comissária do arquiteto francês Dominique Perrault e do filósofo francês Ronald Schaer.
Ela constituirá uma das exposições mais importantes da França, prevista para 2019. Será a primeira exposição apresentada em Chambord para aprofundar o conhecimento sobre a arquitetura do castelo e o envolvimento direto de Leonardo da Vinci na elaboração dos planos originais.
Ela explorará a gênese de Chambord e dará credibilidade à hipótese de Leonardo como arquiteto.
A exposição possuirá duas seções, a primeira dedicada à história da construção de Chambord, e a segunda dedicada à imaginação de uma Chambord incompleta, cuja construção seria buscada durante o século XXI.
Para saber mais clique aqui.
Informações práticas
Horário de funcionamento: das 9h às 17h.
Tarifa: € 13
Tarifa reduzida: € 11
Entrada gratuita para menores de 18 anos, residentes da União Européia de 18 a 25 anos, e pessoas com deficiência + 1 acompanhante.
Contato
Para informações:
Telefone: +33 (0)2 54 50 40 00
E-mail: info@chambord.org
Para reservas:
Telefone: +33 (0)2 54 50 50 40
E-mail: reservations@chambord.org
Fonte: Chambord.org