Conheça o “Château Gruaud Larose”

Do topo da torre deste castelo, que data do século XVIII a vista é deslumbrante sobre as vinhas do Médoc. Desviando o olhar dá para mergulhar na fabulosa história do Castelo, seu terroir e vinho e finalmente conhecer os segredos deste Grand Cru Classé através da descoberta de suas magníficas adegas. O passeio termina com uma visita das instalações subterrâneas, seguida de uma degustação de dois vinhos e tem duração de aproximadamente 1 hora.

O Château Gruaud Larose está localizado no terroir de Saint Julien ao lado da aldeia de Beychevelle, ligeiramente desviado da “Route des Chateaux ”. Reúne a maior concentração de “Cru Classé” (crescimento classificado) de vinhos no Medoc. A vinha se estende por 82 hectares.

O “Terroir”

O conceito de terroir liga os aspectos geológicos e do clima. A extensa concentração de “Grandes vinhos” do Médoc, se beneficia de um microclima particularmente favorável para a videira. A natureza do solo limita o retorno da água da chuva, e no período do verão, muito quente e seco de julho a setembro, que é fundamental para uma boa maturação, e uma transferência satisfatória entre as raízes e as uvas.
No Gruaud Larose, súbitas tempestades de verão são controladas pelo trabalho do homem. O solo é composto de húmus, argila, areia e cascalhos esquecidos pelo rio. O subsolo é de barro vermelho, amarelo ou azul, em seguida, areia e mais pedras vindas dos Pirinéus. Os cascalhos impedem a terra de ser uma massa compacta, asfixiante. Toda a idade do gelo está incorporado nestas paisagens minerais .

Ao longo de gerações passadas, foram surgindo verdadeiros artistas/produtores de vinho. Sem a boa vontade desses homens, os solos se tornariam meras vinhas. Eles fizeram e fazem hoje um solo excepcional mundialmente famoso. O trabalho do homem da vinha é solitário, árduo e responsável.
O trabalho: simples e complicado ao mesmo tempo; a ambição: humilde e grande ; a fadiga: rítmica e interminável. A tradição do trabalho vem a fortalecer as modernidades das técnicas, e as experiências passadas fortalecem as novas abordagens vitícolas.

Gruaud Larose sempre procurou a valorizar o homem na concepção de seu vinho. Tanto na ação como na relação que estabelece com seus vinhedos.
A vinha e as uvas não são nada sem os fabricantes de vinhos, o homem. Desde sua criação, em 1725, quatro famílias tiveram sucesso à frente do Gruaud-Larose: famílias Gruaud & Larose, as famílias Balguerie e Sarget, a família Cordier e a familia Merlaut. Este apego familiar também é transmitido entre os funcionarios, que muitas vezes passam seus conhecimentos de pai para filho.

Château Gruaud Larose – 33250 Saint-Julien Beychevelle
Tél : 05 56 73 89 43 – Website : www.gruaud-larose.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 18 =