O Castelo de Chaumont-sur-Loire está celebrando “10 anos de Arte”, durante os quais houve mais de 75 comissões de arte e convites para artistas consagrados ou emergentes de todo o mundo.
É natural que novos artistas visuais também estejam participando, emprestando sua própria interpretação criativa ao espírito reinante no Castelo. E, especialmente para este aniversário, alguns artistas que se destacaram nos últimos dez anos voltaram a criar novas exposições.
Nada menos que 15 comissões ou exposições estão representando este ano especial para o Centro de Artes e Natureza de Chaumont-sur-Loire.
Em 2018, o Castelo de volta a aclamada artista americana Sheila Hicks e Fiona Hall, que projetou o pavilhão australiano na Bienal de Veneza de 2015, também participa, com uma obra de arte exaltando a harmonia necessária entre os povos, seguindo o exemplo das abelhas.
Além disso: Nils-Udo, com um extraordinário “ninho”, Eva Jospin, com uma caverna fantasmagórica, Fujiko Nakaya, com uma escultura de nevoeiro onírica, Klaus Pinter, com uma esfera quase cósmica. Eles se juntam a Sarkis, que nos apresenta uma intervenção poética original em uma peça de mobília que sofreu nas mãos do tempo.
Novos artistas convidados em 2018 incluem Tanabe Chikuunsai IV do Japão, com uma escultura de bambu espetacular, Duy Ahn Nhan Duc do Vietnã, mágico das instalações de plantas como as de suculentas, Nathalie Nery do Brasil, designer de conjuntos botânicos únicos e Simone Pheulpin, criadora de esculturas de tecidos que lembram formas encontradas na natureza.
Juntamente com a exibição de muitas exposições permanentes no Domínio, um tributo especial é feito ao pintor recentemente falecido, Jacques Truphémus.
Informações práticas
Datas: 31 de março até 04 de novembro de 2018
Contato: +33 (0) 254 209 922
Fonte: Castelo de Chaumont-Sur-Loire