La Loire à Vélo, uma trilha de bicicleta através de uma área exclusiva.

La Loire à Vélo é uma das formas mais atraentes de descobrir os tesouros do Vale do Loire.

De um castelo a outro, siga o curso do Loire enquanto pedala ao longo de 900 km de caminhos e estradas perfeitamente sinalizadas e com boas superfícies até o final do estuário.

Ao longo do caminho, contemple a paisagem mágica da paisagem pacífica, vinhedos que se estendem até onde os olhos podem ver, as águas cintilantes do próprio Loire e até as cavernas.

Uma rota de bicicleta que segue o Loire até sua nascente

900 km de trilhas, ciclovias alternadas e estradas tranquilas que viajam de castelo ao castelo ao longo do Vale do Loire. Isso é o que espera por você ao longo da rota La Loire à Vélo. A única trilha do gênero, atrai cerca de um milhão de ciclistas todos os anos de todo o mundo.

Perfeitamente projetada e sinalizada em ambas as direções, a rota conecta Cuffy no departamento de Cher a Saint-Brévin-les-Pins, onde o Loire deságua no Oceano Atlântico.

Com margens inexploradas, os Castelos do Loire e vinhedos próximoas colinas, o La Loire à Vélo oferece paisagens únicas, algumas das quais foram listadas em 2000 como “paisagem cultural viva” pelo Patrimônio Mundial da UNESCO.

La Loire à Vélo: dos Castelos do Loire até aldeias cheias de personalidade

De um extremo do Vale do Loire ao outro, La Loire à Vélo passa por cidades icônicas do Vale do Loire, incluindo Orléans, Blois, Amboise, Tours, Saumur, Angers e Nantes… todas são destinos obrigatórios! Enquanto você viaja ao longo do rio e seus afluentes (Cher, Indre, Viena, Maine, Thouet etc.) sua viagem será pontuada por belas aldeias, cavernas, jardins floridos e os prestigiados Castelos do Loire.

Nenhuma outra rota cicloviária oferece uma concentração tão alta de monumentos históricos. Desde o Castelo de Sully-sur-Loire até o dos Duques da Bretanha em Nantes, existem 22 Grandes Lugares do Vale do Loire espalhados ao longo do caminho. Citando alguns: os famosos Castelos de Chambord, Amboise, Chenonceau, Azay-le-Rideau, Saumur e a Abadia de Fontevraud.

Por final, você deve se lembrar que La Loire à Vélo cruza muitas outras rotas de ciclismo como Vélodyssée (Bikeodyssey), Châteaux à Vélo (Castelos de bicicleta), l’Indre à vélo (o Indre de bicicleta), La Vélocéan, La Vélo Francette e Saint-Jacques à Vélo (Caminho de Santiago por bicicleta).

Além disso, o La Loire à Vélo faz parte do Eurovelo 6, a grande rota cicloviária européia que cobre mais de 3.600 km e conecta o Oceano Atlântico ao Mar Negro.

Accueil Vélo: ajuda e hospitalidade

Ao longo do caminho você encontrará mais de 600 estabelecimentos (alojamento, agências de turismo, oficinas de reparação de bicicletas e aluguel, locais turísticos) credenciados com o selo francês Accueil Vélo, prontos para recebê-lo e aconselhá-lo.

Informações práticas

Descubra a rota do La Loire à Vélo.
Saiba mais sobre o Eurovelo 6.

Fonte: Val de Loire France

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + nove =