Uma vila pitoresca com sua igreja, seu mercado histórico e seu jardim botânico alpino, suas aldeias e capelas … Descobrir Samoëns é mergulhar em uma história, a de um lugar alto em Savoy. Andar pelas ruas é percorrer um patrimônio histórico, humano e gastronômico. Entre esportes e cultura ou bem-estar e descobertas, aqui estão os itens essenciais!
A ALDEIA
A pitoresca vila de Samoëns é historicamente a terra dos pedreiros, chamada “Frahans”, cujo know-how é conhecido desde o século XVII. Ainda hoje, os Samoëns preservam a história dos Frahans em sua arquitetura: as casas de Septimont (de Samoëns) são realmente construídas de pedra e não de madeira, distinguindo-se dos vizinhos …
HISTÓRIA: SAMOËNS A CIDADE DAS SETE MONTANHAS
O coração histórico de Samoëns, com seus antigos mercados, sua igreja e o Gros Tilleul, reflete uma história quase milenar e uma herança ancestral. O nome “Samoëns” remonta assim ao ano de 1167. Vem de uma expressão medieval que qualifica “as sete montanhas” que cercam a vila: Cuidex, Vigny, Folly, Oddaz, Bostan, Chardonnière, Freterolles, La Vullie. É por isso que os habitantes da vila são chamados septimontains e septimontaines.
UMA RICA HISTÓRIA LOCAL
É na cidade de Samoëns que ficam as ruínas do castelo de Montanier. Teria sido construído no século XIII. Sede de um senhorio, teria sido destruída durante a captura e o incêndio da vila de Samoëns durante as guerras da Borgonha no século XV, durante a invasão dos Berneses. A Igreja de Nossa Senhora da Assunção também experimentou o mesmo destino durante essa invasão. A igreja de Samoëns foi reconstruída, não o castelo. Quando o jardim botânico alpino de La Jaÿsinia foi construído em 1906, suas ruínas foram, no entanto, integradas ao local e parcialmente transformadas em abrigos.
IGREJA DE NOTRE-DAME-DE-L’ASSOMPTION (NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO)
Concluída em 1555, a igreja Notre-Dame de l’Assomption em Samoëns é um testemunho arquitetônico do trabalho dos renomados pedreiros da vila.
A primeira menção à igreja data de 1167. Antiga igreja colegiada da Diocese de Genebra, a igreja atual foi construída sobre as ruínas da antiga igreja destruída em 1476 durante a invasão dos Berneses. Apenas a parte inferior da torre do sino (século XIII) e a capela de Saint-Claude (século XV) parecem permanecer desta igreja original. Não foi até 1555 que as obras foram concluídas (alpendre, corredor direito). Depois seguiram as obras do coro do edifício religioso, concluído em 1605. Depois, finalmente, as do corredor esquerdo (1621), depois a sacristia (1840).
O TRABALHO DOS PEDREIROS DE SAMOËNS
A igreja de Samoëns, marcada pelo trabalho dos pedreiros, é um dos símbolos da vila com os Gros Tilleul. De fato, os canteiros de obras da igreja e os elementos decorativos foram obra dos maçons de Samoa, famosos pedreiros em Sabóia e na França. Alfaiates a quem Vauban, Voltaire e Bonaparte pediram várias obras. Os construtores de Giffre deixaram muitos vestígios de seu conhecimento na igreja.
Dica de hospedagem : Grand Massif Samoëns Morillon
Atividade: Esquiar nas montanhas nevadas da Alta-Savóia
Situado a 1h15 de Genebra, o Resort Club Med all inclusive do Grand Massif Samoëns Morillon parece estar delicadamente pousado no planalto de Saix, no coração de um dos mais belos relevos dos Alpes. Pistas arborizadas e uma vista de 360° sobre o vale do Giffre. Seu design adapta-se perfeitamente à curva da montanha e se confunde com a natureza imaculada. Um janelão envidraçado cercado por esculturas modernas compõe a sala da piscina, permitindo a vista da montanha.
A 1600 m de altitude, desfrute do espetáculo das montanhas nevadas. No Baby Club Med®, suas crianças flutuam numa bolha de acarinho e despertam os sentidos. Mimados no Petit Club Med, elas observam esse universo todo branco. E se divertem com a primeira descida. No Mini Club Med, as pistas são tão deliciosas quanto o lanche após o esqui. Quanto aos adolescentes, eles se deliciam com as curvas e as lombadas das pistas.
RESTAURANTES DO RESORT:
Le Cozy Mountainl
Esse restaurante com terraço abre para todas as refeições, oferecendo cozinha internacional e especialidades locais.
Proteja sua saúde consumindo ingredientes frescos e saudáveis, como frutas e legumes, além de refeições leves e sem glúten …
Cada sala tem um ambiente característico: O Rio, Os Excursionistas, A Montanha e a Pradaria, com seu espaço familiar.
Restaurante Lounge Gourmet
Se você procura experiências gastronômicas e uma atmosfera mais íntima, esse restaurante com vista panorâmica para as montanhas vizinhas oferece uma experiência inédita dentro do espírito “Gourmet Lounge”.
Ao mesmo tempo autêntica e contemporânea, a decoração aconchegante destaca os produtos locais.
O espaço adapta-se a todos os momentos do dia, e permite tanto um pique-nique gourmet ao meio-dia, como um lanche reconfortante, além de um jantar gastronômico com cardápio assinado pelo Chef Edouard Loubet, 2 estrelas no Guide Michelin, 5 toucas no guia Gault & Millau.
Surpreenda-se visitando a adega* onde um sommelier o ajudará a escolher o vinho apropriado para acompanhar a sua refeição.
*À la carte.
Family Experience Restaurant*
Esse restaurante familiar permite que as crianças brinquem de Petit Chef, convidando os pais a compartilhar o jantar. Nessa cozinha incrível cheia de surpresas, pais e filhos participam da preparação do jantar, seguindo receitas únicas, lúdicas e gourmets, destacando as especialidades em torno do pão. A experiência é totalmente interativa e digital!
A reserva para o jantar é obrigatória.
No almoço, o restaurante abre exclusivamente par as crianças do Petit Club Med® e do Mini Club Med®.
*Restaurante dedicado às famílias, abre unicamente no inverno.
Consulte sempre um agente de viagens, operador de sua confiança ou o Turismo Francês para lhe auxiliar na programação da viagem à Samoëns
.
Fontes: Samoens e Club Med.