Que tal visitar o Vale do Loire?

Para chegar na região mítica de mais de 800 castelos na França, o Vale do Loire, primeiro embarcamos num voo da Air France desde São Paulo, ou Rio de Janeiro. Você escolhe. Quando desembarcamos no aeroporto de Paris, Charles de Gaulle, temos a opção de pegar um trem de alta velocidade até Tours e em 1h40 estamos no coração do Vale do Loire. Se preferir pode ir até Nantes em 3 horas e fazer da cidade uma base para visitar os castelos.

Algumas curiosidades:

280 km do Vale do Loire são classificados como patrimônio Mundial da Unesco;

3500 km de rotas e circuitos ciclísticos para percorrer em bicicleta, o nome é “La Loire à Vélo”;

2 rotas turísticas de vinho;

O Vale do Loire é o berço da cultura francesa e;

É um destino para toda a família e também para Lua de Mel.

Os Castelos do Vale do Loire combinam história com modernidade, e assim recebem cerca de 6,7 milhões de visitantes por ano, que participam de visitas interativas e também com multimídia. Por exemplo, no Castelo de Chambord fazemos a visita com um tablet 100% interativo que ao adentrar os salões, quartos e tudo mais, vai mostrando na tela como era nos tempos do Rei. Chama-se de HistoPad e com isso conseguimos acompanhar a visita com uma visão 360º da história do Castelo de Francisco I, uma das maiores obras do Renascimento francês. Vocês sabiam que o parque deste castelo é tão grande quanto a cidade de Paris ? São 5.450 hectares, o máximo né ?

Já no Castelo Real de Blois conseguimos ter uma ideia geral da arte e da história do Vale do Loire. Este castelo foi por exemplo, habitado por sete reis e dez rainhas, sabiam ? E de abril a setembro, na fachada do Castelo acontece uma projeção que já é ponto alto na região, chamado “Ainsi Blois vous est conté”, todas as noites, com tradução simultânea para português.

No Castelo e parque histórico de Chaumont-sur-Loire existe um centro de Arte e Natureza de 32 hectares que todo ano recebe cerca de quinze profissionais de jardinagem de todo mundo com diversas exposições e mostras. Em 2021 esse espaço completará 30 anos.

E tem também um castelo que chamamos o Castelo das Damas, chama-se Chenonceau, uma obra prima da renascença que se estende pelas águas do rio Cher. Os jardins de Catherine de Médicis e Diane de Poitiers dão o tom de elegância à paisagem. O “must” está na época do Natal, com o Atelier floral do Castelo, com muitas durpresas.

Temos também o Castelo Real de Amboise, que une a delicadeza do estilo renascentista com a imponência de uma fortaleza medieval. Uma curiosidade: Leonardo Da Vinci está enterrado na capela deste Castelo, é possível visitar.

Para fazer estas e muitas outras visitas na região, partimos da cidade de Tours. O Turismo Francês está à disposição para elaborar o melhor roteiro personalizado para seus clientes no Vale do Loire. Procure sempre um agente de viagens especializado ou operador que conheça o destino e boa viagem.

Fontes: Turismo Francês e CRT Centre Vale do Loire.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =