O Turismo é certamente um dos setores mais importantes no mundo. Um a cada dez empregos é no turismo. Isso assegura a subsistência de centenas de milhares de outras pessoas. Estimula a economia e permite ao país prosperar. Oferece aos viajantes a possibilidade de conhecer e descobrir as riquezas naturais e culturais do mundo, aproximando as pessoas, trazendo uma luz para a vida em comum.
Poderíamos dizer então que o Turismo é uma das maravilhas do mundo moderno, porque não? Por isso e muito mais, é tão doloroso ver como o turismo está devastado pela pandemia da COVID-19.
Comentamos em artigos passados sobre o retorno do vírus após as aberturas desastrosas das fronteiras na Europa, é o que evidentemente está acontecendo neste momento. Mesmo assim, precisamos olhar para o futuro, cuidando dos nossos no momento atual mas planejando o melhor para o pós-pandemia. Afinal de contas, nestes últimos meses, mais de 300 bilhões em receitas simplesmente desapareceram e outros 120 milhões de empregos foram afetados diretamente, no mundo. Essas pessoas precisam ter esperança, nós precisamos de esperança, precisamos seguir em frente, e vamos.
Devemos então reconstruir o setor, e essa reconstrução passa obviamente pela segurança, pelo equilibrio e que seja sustentável, este é o momento : reconstrução.
É urgente reconstruir o setor do turismo de uma forma segura e justa para que possamos assim recuperar a sua posição de provedor de empregos, rendimentos e proteção do nosso patrimônio histórico, cultural e natural.
Esta crise representa uma oportunidade para repensar o turismo, a forma como mitigar os impactos socioeconômicos sobre os meios de subsistência, em particular o emprego e a segurança das mulheres, como estimular a competitividade e fortalecer a resiliência, em particular por meio da diversificação econômica e do incentivo às micro e pequenas empresas, como avançar na inovação e na transformação digital do turismo, a promoção da sustentabilidade e o crescimento verde responsável e o reforço na ênfase da coordenação e liderança responsável.
Temos muito à fazer, mas se realmente estivermos juntos, iremos superar. Já há sinais de uma retomada programada. Podemos afirmar que as agências e operadoras de turismo que focaram e trabalharam durante esses meses de pandemia estão retomando as vendas para 2021, mesmo que em ritmo lento porém continuo.
Afinal de contas a pandemia não irá durar para sempre, os clientes estão se programando e aproveitando as oportunidades, descontos e ofertas. Sejamos então responsáveis, criteriosos, atentos com o amanhã.
Nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje a hashtag #juntossomosmaisfortes.
Boas vendas, bons negócios e contem conosco !
André RAYNAUD – Diretor Geral do Turismo Francês e R4PBrazil
Imagem: Elena Mozhvilo @miracleday