O Dia Mundial do Turismo

Em nosso artigo anterior escrevemos sobre superação e o trabalho em conjunto, em equipe. A importância do turismo como fonte de renda e trabalho para milhões de pessoas e os impactos da pandemia neste setor.

Hoje o tema será o “Dia Mundial do Turismo”, comemorado dia 27 de setembro. Ma squando falamos deste dia, a maioria dos profissionais tem o foco nas grandes cidades, nas capitais e suas ofertas (já fortemente consolidadas, é claro), e se esquecem da oferta de oportunidades fora delas e na preservação do patrimônio cultural e natural em todo o mundo.

Com o momento atual em que o mundo e em especial o turismo está passando, é de extrema importância celebrar este dia porém com novos olhares, focando no turismo de montanha por exemplo, o turismo rural ou o turismo ecológico que obviamente são fonte de empregos importantíssimos e pilar da economia, em especial as economias locais.

A ilustração mais significativa disso foi a recente publicação do Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, de um relatório de política histórica sobre turismo, no qual ele explica que “para as populações rurais, povos indígenas e muitas outras populações historicamente marginalizadas, o turismo é um vetor de integração, empoderamento e geração de renda”.

Cooperação internacional histórica

Em todo o mundo, o turismo empodera a população rural, proporcionando empregos e oportunidades, especialmente para mulheres e jovens. Pela primeira vez em 40 anos que celebramos o Dia Mundial do Turismo, as celebrações oficiais não serão sediadas por um único estado membro da agência especializada em turismo das Nações Unidas, mas em conjunto pelos países do bloco de MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o Chile como observador). Este acordo de co-organização é uma boa ilustração do espírito de solidariedade internacional que reina no turismo e que a OMT considera essencial para a recuperação.

O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “Em todo o mundo, o turismo está empoderando a população rural, proporcionando empregos e oportunidades, especialmente para mulheres e jovens. . O turismo também permite que as populações rurais mantenham seu próprio patrimônio cultural e tradições, e é vital para a preservação do habitat e das espécies em risco. Este Dia Mundial do Turismo é uma oportunidade para tomar nota do papel do turismo fora das grandes cidades e da sua capacidade de contribuir para um futuro melhor para todos.”

Áreas rurais duramente atingidas pelo COVID-19

O turismo é um grande fornecedor de empregos e oportunidades para inúmeras comunidades rurais em todo o mundo. Na maioria das vezes, é um dos poucos setores econômicos viáveis . Também pode restaurar a vitalidade das comunidades rurais para seu desenvolvimento. Estima-se que em 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas, enquanto 80% das pessoas atualmente em extrema pobreza vivem fora das cidades.

Os jovens encontram-se numa situação particularmente difícil: nas zonas rurais, têm três vezes mais probabilidades de estar desempregados do que os adultos mais velhos. O turismo representa uma tábua de salvação para este mesmos jovens, permitindo-lhes ganhar a vida sem ter que ir para outra região.

E é por aí onde devemos recomeçar. Essas populações geralmente estão muito menos preparadas para lidar com os impactos da crise em curto e longo prazo. Vários fatores explicam isso, como o envelhecimento da população, níveis de renda mais baixos e uma contínua “exclusão digital”. O turismo oferece uma solução para todos esses desafios.

Nós que compomos parte da teia do turismo temos o dever de olhar por esse setor, agora com olhos para um futuro igualitário, com respeito à natureza e na busca pela sua preservação Só assim as futuras gerações poderão conhecer o que vemos hoje, o que já temos hoje em nossos quintais e nossas riquezas.

Feliz Dia do Turismo, para todos nós: turistas, turismólogos e em especial à nossa terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =