Três notícias positivas nesta semana

Estamos perto de um resultado satisfatório por parte das autoridades de saúde na França. Assim os especialistas resumem os primeiros resultados muito encorajadores para uma vacina, e moderada redução das contaminações na França e a implementação de testes antigênicos em aeroportos: as últimas notícias pretendem ser encorajadoras para todos.

E se a dramática situação vivida hoje pelo setor de turismo finalmente melhorar nas próximas semanas e meses, por onde começar ? As notícias animadoras desta semana sugerem de fato que a crise de saúde tende a melhorar.

Uma vacina que é 90% eficaz

A informação causou uma enorme reação na França e tremeu os mercados financeiros. Os laboratórios Pfizer e Biontech anunciaram na segunda-feira que realizaram uma primeira análise provisória de seu ensaio da fase 3 em uma vacina contra o novo coronavírus, o que lhes permite dizer que é “90% eficaz” .

Ainda temos que esperar o final do teste e sua aprovação. Mesmo assim, a notícia já levou vários países a fazerem pedidos massivos da futura vacina. Os laboratórios, por sua vez, declararam que poderão fornecer ao mundo cerca de 50 milhões de doses de vacinas até o final do ano e até 1,3 bilhão de doses em 2021.

Uma leve redução da circulação do vírus na França

Enquanto se espera pela confirmação desta boa notícia, a situação da saúde na França também parece ter melhorado muito ligeiramente nos últimos dias. Ou pelo menos não piorou. O diretor geral da Saúde, Jérôme Salomon, avisou segunda-feira que “o auge da epidemia está à nossa frente”, alguns números sugerem, no entanto, uma redução da circulação do vírus. Atualmente, temos “uma progressão mais lenta” da epidemia “em todos os lugares onde as primeiras medidas de frenagem foram aplicadas, em particular o toque de recolher” . “É encorajador e nos incentiva a continuar nossos esforços coletivamente”, acrescentou.

O novo confinamento iniciado há quase duas semanas também deve limitar a propagação do vírus. O suficiente para suspender as restrições antes dos feriados de fim de ano e permitir que os franceses possam viajar de férias ? Quem sabe ? Uma resposta para esta pergunta deve ser fornecida pelo governo até o final da semana.

Testes em aeroportos

No parlamento, precisamente nas férias e viagens, os testes antigênicos estão finalmente se multiplicando nos aeroportos franceses. Desde 7 de novembro, um teste de triagem é obrigatório nos aeroportos franceses para passageiros vindos de todos os países do mundo, com exceção de estados europeus.

Mas também é possível para partidas, como em Marselha ou Paris. Tanto em Orly como em Paris-CDG, os passageiros que partem para o estrangeiro poderão realizar o seu teste antigénico diretamente no aeroporto, num centro de rastreio disponibilizado pelo Groupe ADP. O suficiente para encorajar a retomada da viagem assim que as restrições forem suspensas.

Photo by Adi Goldstein

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =