França permanece em confinamento por mais 15 dias

Hoje o primeiro ministro da França anunciou o que mais temiam os franceses. As regras de confinamento permanecem inalteradas pela próxima quinzena, anunciou Jean Castex. O governo está, no entanto, considerando uma flexibilização para o feriado de Natal.

Duas semanas após a entrada em vigor do novo confinamento, Jean Castex fez um relatório de progresso hoje ao vivo em cadeia nacional. “A França enfrenta uma segunda onda epidêmica extremamente forte, que afeta todos os nossos vizinhos europeus com a mesma intensidade”, iniciou seu discurso.

O impacto na saúde continua muito forte, com 10.000 mortes desde 1º de outubro e no total de 48.500 mortes desde o início da pandemia. “Hoje, na França, uma em cada 4 mortes é causada pelo vírus”, acrescentou Jean Castex.

Redução nos transportes (Aéreo, Metrô e Trens) 

Diferente do da primavera, o novo confinamento visa em particular preservar a economia, mas também limitar as viagens não essenciais, tanto quanto possível. Na verdade, testemunhamos uma “redução muito acentuada nas viagens nas últimas duas semanas”. O tráfego caiu -55% no metrô de Paris. A rede aérea doméstica está com 10% de sua capacidade normal. As viagens de trem de longa distância caíram 85%. Escrevemos um artigo recentemente sobre a redução de viagens por parte da SNCF, aqui mesmo no blog e também sobre a previsão da Eurocontrol para a retomada do tráfego aéreo.

Esses números podem ser explicados pelo fim das viagens de lazer, mas também pelo aumento do home office, é claro. Atualmente, quase 50% dos empregados do setor privado estão em teletrabalho.

Confinamento permanece por mais 15 dias

A estratégia de confinamento parece estar produzindo os primeiros efeitos esperados, uma diminuição do número de casos positivos.

No entanto, seria irresponsável levantar ou mesmo tornar mais leve o confinamento agora. As lojas fechadas permanecerão fechadas por mais 15 dias. O governo acredita que não se deve relaxar os esforços, mas ampliá-los, principalmente nas grandes cidades.

Muito cedo para reservar passagens de trem

O pico da segunda onda poderá ser alcançado no início da próxima semana, acreditam as autoridades e se as tendências atuais continuarem, as medidas de alívio podem chegar no dia 1º de dezembro. Aí sim estão previstas a reabertura de lojas, exceto bares e restaurantes, que portanto manterão as portas fechadas.

Vamos juntos torcer para que a vacina chegue tão logo seja possível, para retomarmos o turismo francês, as viagens e o prazer de reencontrar pessoas e lugares.

É imprescindível encontrarmos juntos, uma luz no fim do túnel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − três =