Desde o início da pandemia o Turismo Francês e o blog R4PBrazil estiveram junto aos profissionais, com treinamentos, eventos, artigos e principalmente trazendo informações sobre o destino, diariamente. Mas é bem verdade que praticamente quase todas as viagens de negócios tiveram que ser canceladas, não pudemos no sencontrar presencialmente, como gostaríamos.
Alguns clientes puderam ainda embarcar
Mesmo durante a pandemia, foi o caso dos estudantes de « longa duração » para Universidades ou escolas específicas, tivemos clientes de agências com este perfil, sim.
Mas, e para compensar essa falta de viagens, o que fazer ? Como fazer ? As reuniões por videoconferência assumiram o controle de nosso trabalho. Atualmente vivemos bem mais conectados do que antes. Coisas boas vieram com essa conexão total, porém outras se perderam, como o contato humano, pelo menos por agora.
Mas é tão fácil firmar parcerias pela web, não é ?
A repsosta é sim, claro. O humano jamais será substituído, mas não podemos negar que a relação virtual é uma boa alternativa, gerando menos gastos, etc.
No turismo, as viagens, feiras, famtours, eventos, tudo isso nos permite fazer negócios e networking é claro conhecendo novos parceiros, fornecedores, clientes em potencial. Mas a grande verdade que descobrimos com a pandemia, é que podemos sim continuar a fazer negócios sem necessiariamente ter que viajar ou se deslocar para isso.
As ferramentas de videoconferência são uma ótima alternativa para reuniões, treinamentos, eventos e nos permitem ficar em contato e relacionamento com outras pessoas e o presencial, se fará necessário em um determinado momento deste relacionamento.