Brest se candidata a Capital Francesa da Cultura

A cidade de Brest é uma das nove cidades candidatas ao primeiro Selo Capital Francesa da Cultura. O vencedor será designado pelo Ministério da Cultura na primavera.

Criada pelo Ministério da Cultura, o selo de Capital Francesa da Cultura distingue, a cada dois anos, o projeto cultural de um município (ou conjunto de municípios), entre 20.000 e 200.000 habitantes, o que é de notável interesse do ponto de vista de apoio e criação artística, valorização do patrimônio e participação dos moradores.

Metamorfose

No dia 8 de fevereiro, o Ministério da Cultura divulgou a seleção das nove cidades que agora disputam o título. E Brest é uma delas ! É, portanto, candidata a esta primeira edição, que se realizará em 2022, sob o tema das metamorfoses. Objetivo: questionar, do ponto de vista cultural, as mudanças que a cidade enfrenta em seu ambiente de vida, desde os desafios locais da mudança urbana em Brest até os desafios globais das mudanças climáticas, da sociedade, etc.

A cultura do coletivo

Cidade da cultura e da educação popular, Brest oferece durante todo o ano aos seus habitantes, mas também aos visitantes, uma variedade de espaços para espectáculos ao vivo, leituras em espaços públicos, exposições, festivais que são a força da sua candidatura.

Aqui, os atores culturais estão engajados em um grande projeto de desenvolvimento sustentável que respeita um meio ambiente excepcional. Centenas de profissionais e voluntários, dentro das estruturas e associações investidas, comprometem-se diariamente com a criação e divulgação da cultura.

Vive la Danse 2019 © Thomas Kerleroux

 

E para ouvir e compartilhar esta dinâmica, notemos o gosto pela cultura, as culturas do povo de Brest, e um orgulho particular pela história e patrimônio da sua cidade.

Mobilização

É em torno dessa energia, desse desejo compartilhado, desse movimento permanente que faz toda a riqueza da vida cultural de Brest que a cidade de Brest se candidata ao título de 01!

Ai está então um destino pouco conhecido dos brasileiros e que podemos incluir em nossos roteiros e idéias de viagens para 2022, porque não? Brest está localizada na região da Bretanha, sede do departamento de Finistère.

Durante a segunda guerra mundial, a cidade foi extensamente bombardeada pelos aliados, que visavam o porto, o que destruiu a maior parte dos edifícios históricos da cidade. O porta-aviões FS Charles de Gaulle foi construído no Arsenal de Brest.

Desde 1992 que o porto de Brest é palco de um enorme festival náutico sob a temática do Patrimônio Marítimo, que acontece de quatro em quatro anos. É a também a cidade natal do compositor vanguardista Yann Tiersen.

A cidade vencedora será conhecida no final desta primavera. Até então, a cidade inteira se mobilizará para apoiar a vitalidade de sua cultura e compartilhá-la bem além de suas fronteiras!

Fonte: Brest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 14 =