O famoso “Train Jaune” passará por reforma no final de 2022

Trata-se de um dos trens turísticos mais famosos da França e um passeio essencial para os fãs e amantes do trem francês e de sua história. O Trem Amarelo ou “Train Jaune”, que parte da cidade medieval de Villefranche-de-Conflent para uma viagem de 63 quilômetros até Latour-de-Carol, passará por uma “grande reforma” no final do ano. Com um duplo objetivo: colocar em circulação “novos equipamentos com design próximo ao antigo e dobrar sua capacidade”, segundo o diretor da linha, Laurent Lenfant.

O “Train Jaune” é uma das atrações mais turísticas dos Pirinéus Orientais. Atende cerca de vinte estações de montanha, circulando por curvas e declives ao lado dos Pirinéus catalães. Utilizando tecnologia inspirada no primeiro metrô de Paris, manteve seu visual com seus vagões de madeira revestidos de metal e seu terceiro trilho elétrico, em uma via estreita. Uma característica especial que permite ao Trem Amarelo enfrentar inclinações de 6% e descê-las novamente, sem correr o risco de decolar nas curvas.

Até 20 viagens por dia no verão

A cada ano, 100.000 passageiros embarcam no trem para descobrir esta rota impressionante que exigiu a construção de 650 estruturas de engenharia, incluindo 19 túneis e 40 pontes. Dois são até mesmo classificados como monumentos históricos (o viaduto Séjourné com o seu arco pontiagudo, com vista para uma ravina de 65m, e a ponte Gisclard, a última ponte suspensa ferroviária em serviço, 80m acima do vazio). Com essa reforma, que deve durar três anos, o trem poderá fazer 20 viagens por dia no verão, contra 10 atualmente.

Inscrita na lista provisória do Patrimônio Mundial da França – provisão necessária para iniciar um processo de classificação junto da Unesco – a linha do Trem Amarelo foi inaugurada em 1910, para atender as aldeias vizinhas. A partir de agora, tem sobretudo vocação turística, com mais de 85% de turistas entre os passageiros.

O Comboio Amarelo no inverno – Preço único a 5€

De 13 de dezembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022 , a Região Occitanie e a SNCF Voyageurs oferecem um preço único: € 5 para uma viagem a bordo do Trem Amarelo , independentemente da origem e destino entre Villefranche Vernet-les-Bains e Latour-de -Carol -Enveitg.

O CTrem Amarelo cruza os Pirenéus catalães há mais de 100 anos e faz as delícias de muitos amantes das paisagens dos Pirenéus! Então se você ou seu cliente estão por lá, não percam essa aventura.

No coração de dois grandes sítios, o Parque Natural Regional dos Pirenéus Catalães e o Grand Site Occitanie du Canigou, o Trem Amarelo é assim considerado um elemento chave do patrimônio regional.

A viagem no Trem Amarelo, em particular nos vagões abertos, assemelha-se mesmo a um filme panorâmico: em meio as encostas íngremes do vale do Têt, o comboio aproxima-se do vazio e depois atravessa suavemente os amplos espaços abertos, no sopé do Canigou, Cambre d’Aze, maciços Carlit e Puigmal, com a silhueta da Serra del Cadi ao longe.

O Trem Amarelo circula durante todo o ano e sua velocidade é limitada por causa das curvas.

A linha do Trem Amarelo cobre 62 quilômetros, culminando na estação mais alta da França, Bolquère, a 1.592 metros acima do nível do mar.

Seu percurso é pontuado por 650 obras de arte, 19 túneis e 2 pontes excepcionais: o viaduto Séjourné listado no inventário suplementar de Monumentos Históricos em 1994 e a Ponte Gisclard classificada como Monumento Histórico em 1997.

Fonte: Le Train Jaune

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =