Curiosidades sobre Paul Signac e o Porto de Saint-Tropez

O mundialmente famoso porto de Saint-Tropez oferece uma cenário surpreendente de diversidade da frota: veleiros de corrida, iates, embarcações de recreio, todos juntos e misturados no mesmo porto, e no final do cais o turista e visitante pode admirar pequenos barcos de pesca coloridos que aguardam a madrugada para sair para pescar enquanto os que admiram a vida noturna ou os madrugadores encontram-se na esplanada dos cafés, que tal ?

Um pouco mais tarde pela manhã, deixe-se seduzir pela pura alegria de tomar um café da manhã completo estando confortavelmente sentado em uma cadeira vermelha do lendário bar vermelho Sénéquier.

SONY DSC

Consulte a agência Turismo Francês® e descubra os eventos que acontecem anualmente em Saint-Tropez, como Exposições, Salão de Vinhos, Concertos entre outros.

Em 1892, Paul Signac desceu o Canal du Midi a bordo de seu barco “Olympia”, e desembarcou em Saint-Tropez onde se apaixonou por este pequeno porto. Comprou uma casa lá, La Hune, não muito longe da Enseada de Graniers. Ele foi então apelidado de “o fotógrafo” pelos tropezianos que nunca viram um pintor antes!

Paul Signac, que permanecerá durante quase vinte anos em Saint-Tropez, dividindo também o seu tempo entre Paris e Bretanha, está na origem da mania da aldeia e ele mesmo convida muitas personalidades artísticas parisienses como Luce, Matisse, Marquet, Fénéon, Person, Manguin…

Signac imortalizou as cores de Saint-Tropez em grandes obras, incluindo: La Bouée rouge, Port au soleil. Grandes pintores certa vez pousaram seus cavaletes em Saint-Tropez e sucumbiram aos encantos deste lugar encantador, conquistados pela beleza das paisagens e pelo brilho particular da luz e das cores.

Entre aqueles que a consideraram uma grande fonte de inspiração, há alguém que permanece inseparável de Saint-Tropez: Paul Signac.

Em 2022, Para comemorar o 130º aniversário da chegada do veleiro de Paul Signac à cidade em 1892, por volta das dez barcos da Société Nautique Saint-Tropez repetiram o mesmo percurso do pintor: partindo de Sète em 7 de maio de 2022 em direção ao porto de Saint-Tropez via Marselha, Toulon, Port Cros, chegando em 14 de maio.

Fonte: Sant-Tropez Tourisme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − dez =