Desde 1985, foi lançada a iniciativa Capital Europeia da Cultura
A ideia de Capitais Europeias da Cultura remonta a 1985, quando a Ministra da Cultura grega, Melina Mercouri, apresentou ao Conselho Europeu a sua visão de cooperação cultural entre países europeus. Segundo a Comissão Europeia, o objetivo deste título é “destacar a diversidade da riqueza cultural na Europa e os laços que nos unem como Europeus”.
Durante 37 anos, mais de 60 cidades europeias, desde metrópoles a cidades com 10.000 habitantes, receberam o título de Capital Europeia da Cultura. Paris em 1989, Avignon em 2000, Lille em 2004 e Marselha em 2013 foram nomeadas Capitais Europeias da Cultura na França.
Todas estas cidades podem testemunhar o impacto positivo da candidatura no desenvolvimento cultural e econômico das cidades europeias e de regiões inteiras.
Uma Capital Europeia da Cultura é uma alavanca ideal para a transformação social e econômica
Ganhar o título não se trata apenas de prestígio internacional; os principais beneficiários são os moradores da cidade. É uma chave para o desenvolvimento econômico, social e turístico. Isto permite desenvolver infraestruturas culturais, aumentar o acesso à cultura, melhorar a imagem de uma cidade e fortalecer as indústrias culturais. O título de Capital Europeia da Cultura permitiu às cidades melhorar a sua imagem e reforçar o sentimento de orgulho dos seus habitantes.
Bourges concorreu portanto com outras 3 cidades francesas, e ganhou no final de dezembro de 2023 a grande responsabilidade e o prestigiado título de Capital Europeia da Cultura em 2028!
Uma competição em várias etapas – o calendário
Nesta competição nacional existem diversas etapas de seleção.
Dezembro de 2021: início do primeiro turno, as cidades francesas candidatas constroem seus projetos.
2 de janeiro de 2023: submissão dos processos de candidatura ao Ministério da Cultura.
28 de fevereiro: prova oral de pré-seleção.
3 de março de 2023: anúncio dos finalistas da primeira fase.
3 de novembro: data limite para envio do 2º processo de candidatura.
Dezembro de 2023: anúncio da conquista do título de Capital pela cidade francesa.
A cidade vencedora, Bourges, tem portanto 4 anos para implementar os projetos constantes do seu processo de candidatura.
Na França, Bourges concorreu com as cidades de Rouen, Clermont-Ferrand e Montpellier.
Lar de uma das mais belas catedrais góticas da França, Bourges combina uma linda arquitetura tradicional com jardins incomuns e um centro histórico charmoso. Localizada a menos de 2 horas ao sul de Paris, Bourges é mais conhecida como o local de uma das catedrais mais bonitas da França.
Quer saber mais sobre como programar a viagem dos sonhos de seus clientes para a França em 2024 ? Entre em contato com a Turismo Francês®. Condições especiais para o mercado brasileiro e agências de viagens, não deixe para a última hora.
Contatos: contato@turismofrances.com e conte-nos a sua necessidade!