Emblema dos Jogos de Paris 2024, que atraiu milhares de pessoas todos os dias, o caldeirão olímpico será reacendido para os Jogos Paraolímpicos no final de agosto, antes talvez de se instalar definitivamente na capital francesa.
A ideia principal é até ao final dos Jogos Paraolímpicos (8 de setembro), este objeto de arte, posicionado no alinhamento do Grande Arco de la Défense (oeste de Paris) à pirâmide do Louvre, passando pelo Arco do Triunfo, pela Champs Élysées e o obelisco da Concorde, permanecerá nas Tulherias. Para o futuro, o debate está aberto, mas a ideia de manter o caldeirão – como fizeram outras cidades – anfitriãs olímpicas, de Barcelona a Sochi, passando por Grenoble – recebeu o apoio de muitos parisienses e líderes políticos.
Anne Hidalgo apresentou a ideia de que as estátuas das heroínas femininas da história francesa emergidas do Sena durante a cerimônia de abertura fossem instaladas na Porte de la Chapelle, bairro popular reformado para o evento, e que os anéis olímpicos permanecessem na Torre Eiffel. .
“Há um desejo coletivo (…) de manter todos estes objetos”, reconhece o presidente do Comité Organizador Olímpico, Tony Estanguet, referindo-se também ao cavalo mecânico prateado que galopa no Sena durante o espetáculo inaugural. Antes de acrescentar que “tudo isto será discutido e pensado discretamente nas próximas semanas”.
Vamos portanto aguardar as novidades para as próximas semanas.
Se você está interessado em organizar uma viagem para a França, entre em contato por e-mail com a agência especializada no destino, a Turismo Francês® www.turismofrances.com ou contato@turismofrances.com.