Em 1940, a Caverna de Lascaux (não as Cavernas de Lascaux) foi “encontrada” por quatro jovens Périgourdin (de Montignac). Montignac está situada no Vale de Vézère, no departamento de Dordogne-Périgord.
Após a Segunda Guerra Mundial, Lascaux foi aberta ao público por vários anos até 1963. Muitos visitantes vieram visitar o local, cerca de 1.500 por dia, mas o dióxido de carbono da respiração humana logo começou a danificar as pinturas pré-históricas da caverna.
Hoje, a caverna original de Lascaux está fechada. A pintura da caverna está sob estreita vigilância para preservar este local que é registrado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
História da descoberta de Lascaux
Em setembro de 1940, Marcel Ravidat encontrou uma cavidade na Colina de Lascaux. No dia 12 de setembro de 1940, ele voltou com Gerorges Agniel, Simon Coencas e Jacques Marsal.
Os quatro garotos decidiram explorar a colina, fizeram a cavidade maior para entrar na caverna. Apenas com uma lâmpada.
Eles foram os primeiros a descobrir as cavernas de pintura. Eles encontraram alguns grandes e únicos tesouros… A caverna de Lascaux é a mais requintada de todas as cavernas pintadas pré-históricas feitas pelo homem de Homo sapiens.
Fonte: Lascaux-Dordogne