A chama Olímpica
Segundo a tradição, a chama é acesa (graças aos raios solares) durante uma cerimônia celebrada no santuário de Olímpia, na Grécia, e queima durante os jogos. É o símbolo da paz e da amizade entre os povos, é a unidade das nações. Para este ano de 2024, queimará em 16 de abril. A partir daí, iniciará sua jornada até chegar ao destino final no dia 26 de julho (abertura das Olimpíadas). De Olímpia, ela seguirá para Atenas para embarcar no Belém, cruzar o Mediterrâneo e chegar a Marselha no dia 8 de maio. De lá, ela cruzará a França e visitará locais históricos e excepcionais como Carcassonne, as cavernas de Lascaux, o Monte Saint-Michel e Versalhes, tantos lugares que contribuíram para a história da França. O Revezamento da Tocha é um verdadeiro evento que antecede a abertura dos Jogos Olímpicos e acontecerá na cidade mais antiga da França, Marselha!
Sua chegada a Marselha em 8 de maio
Banhada de cultura e história, Marselha acolhe a chama olímpica dos Jogos Olímpicos de 2024. Este evento, símbolo de paz, unidade e excelência desportiva, será marcado por uma notável chegada de Belém. Navegando da Grécia até o Porto Antigo de Marselha, um símbolo altamente histórico nesta cidade fundada há mais de 2.600 anos por marinheiros de Phocaea, na Grécia.
O Belém chegará por volta das 11h30 ao porto de Marselha, seguirá a Corniche Kennedy e fará uma volta no porto passando perto de Frioul a cerca de 300 metros da costa. Uma grande armada receberá os famosos três mastros durante um passeio no porto de Marselha. A sua entrada no Porto Velho está prevista por volta das 17h00 para atracar às 19h00.
Será instalado um pontão de cerca de 100 m sobre as águas do Porto Velho com pista de atletismo. O portador da tocha, cujo nome ainda não sabemos, desembarcará para acender a pira olímpica instalada para esta ocasião no final desta pista flutuante. Serão instaladas arquibancadas em ambos os lados da chama, telões gigantes ao redor do Porto Velho, além de um grande palco flutuante ao longo do Quai de la Fraternité. Esta noite excepcional será pontuada por diversas atividades, incluindo a cerimônia oficial, um grande concerto, fogos de artifício e outras surpresas. Cerca de 150.000 pessoas são esperadas para este evento excepcional que será transmitido ao vivo pela France Télévision.
A chama permanecerá em Marselha durante dois dias e então seguirá viagem.
Sua viagem a Marselha em 9 de maio
Seu percurso na quinta-feira, 9 de maio, pela cidade ainda não está totalmente revelado, mas já temos os principais contornos! O primeiro revezamento da tocha olímpica começará em Notre-Dame de la Garde às 8h15 e durará até as 19h30. Atravessará quase 20 km vários bairros da cidade e locais emblemáticos como Notre-Dame de la Garde, o Vélodrome Orange, o Parque do 26º Centenário, o Parque Moline, o Parque Longchamp, o Dôme, o Fond Obscure Park, a Torre CMA-CGM, Marselha e o Palais du Pharo. Ela terminará sua louca corrida à Marselhesa no Parc Borely em um ambiente de festa popular. A pira olímpica ficará neste local de celebração, onde será reacendida para a ocasião.
Quem são os “batedores”?
A chama, no seu percurso desde a Grécia até ao seu destino final, Paris, será transportada por 10.000 “batedores ” (assim são chamados os transportadores da chama olímpica). Rigorosamente selecionados, foram escolhidos entre personalidades, mas também entre pessoas anônimas.
Temos os primeiros nomes das pessoas que terão a honra de carregar o famoso “fogo sagrado” em Bouches-du-Rhône. Podemos citar Jean-Pierre Papin (ex-jogador), Valentin Rongier (atleta, jogador), Fabien Gilot (nadador e medalhista olímpico) ou ainda Alexandre Mazzia (chef três estrelas de Marselha). Daremos mais detalhes em algumas semanas, fique ligado!
O Belém
A escolha do Belém, navio histórico e tesouro marítimo francês, para transportar a chama Olímpica até Marselha, acrescenta uma dimensão cultural e patrimonial a este evento. Ao navegar em águas mediterrânicas, o Belém simboliza a ligação entre o passado, o presente e o futuro, encarnando os valores de perseverança e determinação caros aos Jogos Olímpicos.
Marselha, coração pulsante dos Jogos Olímpicos de 2024
Marselha, com o seu rico patrimônio cultural e o seu amor pelo desporto, posiciona-se como um local chave para os Jogos Olímpicos de 2024. A chegada da chama olímpica a esta cidade não é coincidência; reflecte a importância de Marselha no panorama desportivo francês. A cidade sediará diversos eventos dos Jogos, incluindo vela e futebol, reforçando seu status de capital do esporte. (Marselha foi até eleita Capital Europeia do Desporto em 2017!)
Quer saber mais sobre como programar a viagem dos sonhos de seus clientes para a França ? Entre em contato com a Turismo Francês®. Condições especiais para o mercado brasileiro e agências de viagens, não deixe para a última hora.
Contatos: contato@turismofrances.com e (11) 2337-1894 ou (11) 95864-4441.
Acesse o site e verifique as opções de viagens para a França em www.turismofrances.com
Fonte: Marseille Tourisme