No último dia 8 de junho, o CRT organizou sua Assembleia Geral no Domaine de la Galinière em Châteauneuf-le-Rouge. Um momento importante na vida da estrutura que permite fazer um balanço – com membros administradores e membros associados, parceiros de marca, profissionais de turismo – do trabalho realizado ao longo do ano 2020 e das perspectivas em curso para este ano e próximos meses. A oportunidade, também, de fazer um balanço da atual situação turística da região.
UM ANO DE 2020 SOB O SIGNO DA AGILIDADE
O ano de 2020 do CRT havia começado forte, com boas operações realizadas nos mercados em janeiro e fevereiro: travel shows para o público em geral na Europa, Grand Ski, o encontro internacional de intermediação “montanha de inverno”, o International Media Markets em Nova York , Londres e Berlim, ou o Encontro Provence Alpes Côte d’Azur feito nas Américas em Miami. No início de março, tudo foi questionado … Em poucos dias, o CRT se adaptou, voltando-se para o mercado interno, não abandonando as operações internacionais já planejadas, imaginando alternativas para manter o vínculo com o mercado externo, ouvindo atentamente os profissionais da região.
2021: A CAMINHO DA RECUPERAÇÃO
Nos últimos meses, o CRT tem se concentrado na preparação para o fim da crise e a retomada do turismo. Esse trabalho antecipatório agora se reflete em resultados concretos e positivos.
“Os níveis de reservas começam a se aproximar dos de 2019, com, até o momento, 75% de ocupação nos hotéis da região para o mês de julho. Enquanto os franceses estarão lá novamente, nossa atenção agora está voltada para as clientelas internacionais, que mais contribuem para nossa economia e nossos empregos. Permanece uma incerteza real sobre nossos dois primeiros clientes de hotel, os americanos e os britânicos, que ainda estão listados em laranja, e os clientes distantes, cujo retorno será muito mais gradual. Estamos, portanto, atualmente empurrando a promoção para o resto da Europa para tentar compensar isso ”, especifica o presidente do CRT.
ATUALIZAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO PARA A TEMPORADA DE VERÃO
De acordo com os dados de que dispomos até à data, em maio, e em particular durante os fins-de-semana da Ascensão e de Pentecostes, as dormidas de turistas franceses extrarregionais registaram um aumento significativo face a 2019. As projeções de reservas de hotéis também confirmam que o turismo deve definitivamente voltar a ganhar força nas próximas semanas. Assim, as reservas para o mês de junho são duplicadas em relação ao ano passado (para atingir uma taxa de ocupação prevista de 50%). Para o mês de julho, a notícia também é boa: as reservas cresceram 30% em relação a 2020 (atingindo uma taxa de ocupação prevista de 75%).
Finalmente, as reservas de acampamento na França também estão experimentando um aumento acentuado: desde os novos anúncios do governo e a implementação do novo protocolo de saúde, as reservas dispararam. As reservas feitas pela Internet entre o final de outubro e o final de maio aumentaram 43% em relação a 2020.
Fonte: Flux Vision Tourisme / CRT Provence-Alpes-Côte d’Azur / Sequoiasoft