A Polinésia Francesa, começa pela ilha de Tahiti !

Em tempos de pandemia, o visitante que pretende viajar para a Polinésia Francesa deve realizar um teste RT PCR por conta própria. Somente viajantes com resultado negativo podem desembarcar no paraíso.

Mas então, qual ilha ou quais destinos devo programar  ? Qual a sequência de ilhas visitar ? Bora Bora, Moorea, Tikehau ou Rangiroa … Qual ilha devo conhecer primeiro, qual roteiro definir ? Que dúvida não ?

É bem por conta dessas dúvidas que criamos este artigo para lhe ajudar a conhecer melhor, uma das ilhas que pouco se fala ou se programa nos roteiros de viagens de agências e operadoras de turismo, a ilha de Tahiti.

Ilha Tahiti

Coroada por picos majestosos, o Tahiti, a maior ilha da Polinésia Francesa, domina o oceano como uma rainha orgulhosa e real. O interior montanhoso é adornado com vales místicos, rios límpidos e cachoeiras impressionantes. A maioria dos ilhéus vive perto da costa, deixando o interior da ilha quase intacto e autêntico, apesar da proximidade com a movimentada capital Papeete. Papeete, que significa “cesto de água”, já foi um local de encontro onde os Tahitianos vinham para encher suas abóboras com água doce. Agora Papeete, a pedra angular desta nação insular, possui hotéis de categoria internacional, SPAs, restaurantes exclusivos, discotecas, mercados vibrantes, museus, lojas de pérolas e boutiques.

Afinal de contas, Tahiti, o que a palavra significa ? Paraíso no fim do mundo.

É a ilha mais importante da Polinésia Francesa, onde fica a capital, Papeete, e o único aeroporto internacional. Os horários de chegada dos voos LAN exigem pelo menos 1 noite na ilha, por exemplo. Não se esqueça então de reservar esta noite com o Turismo Francês, para não ficar na rua.

Embora o Tahiti tenha praias, elas não são de grande qualidade ou tão famosas e conhecidas como as lagoas de Bora Bora e Moorea. A maioria é de areia preta. Também existem areias douradas ou brancas, mas geralmente não são areia fina e o fundo do mar tende a ser coberto por formações de coral.

Mas as praias são boas para o surf. O Tahiti é também a ilha com maior vida noturna e locais de interesse cultural, de todas as outras.

A península do Tahiti Iti, no extremo oposto de Papeete, com montanhas, cachoeiras e selvas, mantém seu ambiente tranquilo e é ideal para o ecoturismo ou férias em contato com os nativos.

As hospedagens no Tahiti Iti são limitadas a pousadas, não existem hotéis turísticos, é uma forma diferente de fazer uma imersão na cultura polinésia.

SÍTIOS INTERESSANTES:

Em Papeete:

O centro de Papeete, e especificamente o Boulevard Pomaré, é pitoresco para explorar a pé. São lojas, galerias de arte, parques, praças, cafés com mesas ao ar livre e uma linda orla. À noite, os bares, discotecas e pubs satisfazem os mais diversos gostos.

Mercado Municipal – Frutas exóticas, vegetais bem conhecidos e menos conhecidos, flores, peixes de formas e tons estranhos, porcos e vários produtos típicos dão cor a este espaço limpo e coberto. Bom lugar para comprar artesanato. A maior atividade é observada no início da manhã. Aos domingos encerra às 9h00 e nos restantes dias às 18h00.

Catedral de Notre-Dame, consagrada em 1875 e o Templo Pao Fai, inaugurado em 1873, são belos exemplos da arquitetura religiosa.

Município – Localizado próximo ao mercado, seu design e arquitetura são inspirados no palácio da Rainha Pomaré IV.

Mahana Pae; PapeeteMuseu da Pérola – O único museu dedicado inteiramente à pérola negra e à ostra que a produz. Fechado aos domingos e feriados.

Litoral Nordeste:

A presença reduzida de recifes de coral cria uma paisagem mais acidentada, com ondas fortes varrendo praias de areia preta ou batendo contra rochas costeiras.

Município de Arue – Exemplo marcante de arquitetura colonial.

A casa de James Norman – Localizada em Arue, Km 5,5. Museu em memória do autor de “Mutiny on the Bounty”, “Hurricane” e outros romances ambientados nos mares do sul.

Punta Venus – Km 10. Uma linha de terra com a melhor praia de areia preta. Há um farol e memoriais aos primeiros europeus a pousar no Tahiti (Wallis, Bougainville, Cook).

Cachoeiras do Faarumai – Km 22. Conjunto de 3 cachoeiras, as mais acessíveis da Ilha.

Praias – No litoral norte são todas de areia preta, a maioria com ondas. Os surfistas frequentam as de Mahina e Papenoo de dezembro a março.

Costa oeste:

Abrange os residenciais a sul de Papeete (Faa’a, Punaauia, Paea). A maioria dos hotéis fica nesta área.

Lagoonarium – Km 11,4. Observatório subaquático com tubarões, moreias, tartarugas, anémonas e vários peixes tropicais. Jantar-show às sextas e sábados.

 Museu do Tahiti e suas Ilhas – Km 15. A arqueologia enfocou o cotidiano dos polinésios antes da chegada dos europeus. Fechado às segundas-feiras.

Marae Arahurahu – Km 22,5. Templo antigo em forma de plataforma de pedra. Foi um local de sacrifício humano e é a única estrutura pré-europeia restaurada.

Grutas de Maraa – Km 28,5. Cavernas cobertas de samambaias, vinhas e musgos, em cujas águas frias e escuras Gauguin costumava se banhar.

Praias – A costa oeste é protegida por recifes de coral. Isso produz praias sem ondas com areia clara, mas não tão finas como nas outras ilhas do Tahiti.

Litoral sul:

Inclui os distritos de Papara, Mataiea e Papeari. Aqui a concentração urbana diminui e aparecem as montanhas e vales cobertos de vegetação.

Praias – Reaparecem aquelas com areia preta e ondas. Eles são os favoritos dos surfistas de abril a novembro.

Tahiti Iti:

A área mais isolada e menos populosa do Tahiti. Se você faz o circuito da ilha de carro alugado, vale a pena visitar, pois preserva paisagens selvagens que desapareceram nos bairros mais populosos.

Platô Taravao – Bela vista panorâmica do topo das montanhas, vales e costa do Tahiti.

La Plage de Maui – A melhor praia de areia branca de toda a ilha.

Teahupoo – O spot de Surf mais famoso do Tahiti e onde acontece anualmente uma das etapas do circuito mundial (maio).

Por que ficar no Tahiti?

Uma cultura viva: A maior e mais animada das ilhas da Polinésia Francesa é o Tahiti, que vive ao ritmo da cultura, da música e da dança. Assistir a uma encantadora apresentação de dança Tahitiana chamada ‘ori Tahiti, ou visitar uma exposição de arte contemporânea, trabalho incomum, concerto tradicional ou moderno. O Tahiti, e especialmente Papeete, dão a oportunidade de descobrir a expressão artística em todas as suas formas e a oportunidade de sentir o Mana, a força espiritual que envolve o destino, nós sentimos assim que chegamos na ilha.

Uma experiência autêntica: O Tahiti também é famoso por sua hospitalidade e seu ambiente suave e descontraído, onde todos são bem-vindos. A primeira coisa que os visitantes notarão é a simpatia espontânea, sincera e insuperável dos Tahitianos. As pessoas sorriem o tempo todo e muitas vezes reservam um tempo para compartilhar dicas, informações ou uma história. Os visitantes se sentirão imediatamente à vontade com o ritmo de vida na ilha.

Natureza + Atividades: Quando você viaja para o Tahiti, a ilha aos poucos vai revelando suas belezas e encantos. Pode ser explorada de diferentes maneiras: praias de areia preta na costa leste, praias de areia branca na costa oeste, mergulho, surf spots para iniciantes e locais lendários como TEAHUPO’O (que significa literalmente PAREDE DOS CRÂNIOS), os picos de montanhas a vales luxuriantes ou locais históricos, o colorido mercado de Papeete e muito mais …

Chegando ao Tahiti: O Aeroporto Tahiti-Faa’a (PPT) foi construído na lagoa, 5 km à oeste de Papeete. Idealmente localizado, fica perto dos principais hotéis e complexos turísticos do Tahiti. Se necessário, o aeroporto Tahiti-Faa’a oferece todos os serviços necessários (catering, loja de souvenirs, casa de câmbio, etc.), mas é um aeroporto pequeno, por isso quando os clientes estão chegando, o ideal é sempre uma noite ou um day use na ilha para depois seguir viagem.

No centro, o mercado de Papeete é imperdível. Oferece um amplo panorama dos produtos do arquipélago de peixes ao artesanato. Mas o Tahiti é infinitamente mais do que Papeete! Estes são vales majestosos que surgem em a lagoa, sítios arqueológicos ricos e preservados, montanhas vulcânicas.

Diversas atividades são possíveis na ilha :

  • Nauticas
  • Excursões
  • Surf / Windsurf / Kitesurf
  • Scuba diving
  • Jet ski
  • Tour 4X4 na ilha

A Polinésia foi povoada durante processos migratórios sucessivos, provavelmente inicialmente

do Sudeste Asiático hà 30.000 anos. As marquesas são os primeiros arquipélagos “colonizados” por esses intrépidos marinheiros a bordo de suas canoas estabilizadoras. Por volta de 1.300, os habitantes dessas ilhas se estabelecem, isolados do resto do mundo, até os primeiros Europeus chegarem.

O mercado de Papeete

Em mais de 7.000 m2, o turista encontra aqui a real vida polinésia: frutas e vegetais (uru, inhame, batata, bananas, abacaxis, limões, mangas, melancias …) Peixes de lagoa e offshore: atum, mahi mahi, peixe-espada e paihere (trevally), papagaio … flores: Tiare Tahiti, taina, tipanie, pitate (jasmim local) e orquídeas em buquê ou composição. Artesanato de todas as ilhas: cestaria das ilhas Austral, esculturas Mulheres marquesas, tifaifai (patchworks), joias de pérolas, madrepérola, osso … monoi … Todos são felizes ali, tem de tudo.

Não se esqueça de trazer troco porque o cartões de crédito não são aceitos lá. Aberto de segunda a partir das 4h00 às 17h00, de terça a sexta-feira, das 5h00 às 17:00, sábado das 4:00 às 16:00 e domingo das 3:00 às 9:00.

Artesanato de todas as ilhas: chapéus de tecidos e tênis das Ilhas Austral, pedra Marquesa ou esculturas em madeira, tifaifai (patchworks), monoi, joias … Muitos itens são vendidos por unidade,e lembre-se os cartões de crédito não são aceitos!

Precisamos tomar alguma vacina antes de viajar ?

O Turismo Francês lembra os viajantes que a vacina contra a febre amarela é obrigatória para qualquer pessoa que já esteve em um país endêmico e que deseje visitar As Ilhas de Tahiti, é o nosso caso. As vacinas também são necessárias para viajantes de países em que há riscos. Na Ilha do Tahiti, serviços e instalações de saúde estão disponíveis. Papeete, Taravao (Península do Tahiti) e Uturoa (Raiatea) têm instalações hospitalares completas (hospitais e clínicas). As outras ilhas visitadas pelos turistas têm, pelo menos, uma enfermaria ou clínica médica.

Lembrem-se que a carteira deve ser a internacional, e a vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da data de embarque.

Vaiete

OPÇÕES DE EXCURSÃO NA ILHA

Passeio de meio dia ou dia inteiro pela ilha: No conforto de um veículo com ar-condicionado e um guia profissional que fala inglês e francês, você seguirá num percurso de 114 km ao redor de Tahiti Nui – a maior parte da ilha. As paradas incluem: mirante de Tahara’a, Pointe Venus, Blowhole, Faarumai Waterfall, Vaipahi Water Gardens e Marara Fern Cave.

  • Quando: Todos os dias da semana 7/7
  • Passeio completo pela ilha sem almoço: EUR 97
  • Excursão pela ilha com almoço no restaurante Gauguin: EUR 146
  • Passeio de meio dia pela ilha: EUR 92
  • * Excursão privativa mediante solicitação.

 Safari 4 × 4: Faça um tour pela cratera vulcânica que originalmente formou o Tahiti há mais de um milhão de anos. Em um veículo 4 × 4 com motorista / guia que fala inglês e francês. Pare no mirante do Passo de Tahara’a, seguido por uma curta viagem ao longo da costa leste cênica, em direção ao Vale Papeno’o, onde sua aventura cheia de vales, densas florestas tropicais e cachoeiras magníficas começará.

  • Quando: 7 dias por semana
  • Excursão de meio dia: EUR 96
  • Excursão de dia inteiro com almoço: EU 160
  • Pagamento no Brasil para Turismo Francês.
  • Não incluso Seguro cancelamento.
  • Todos os tours e roteiros do Turismo Francês são operacionalizados pela Marama tours, receptivo local na Polinésia Francesa, desde 1973.

Colaboração/Texto: Marama Tours & Turismo Francês | Imagens: Tahiti Tourisme.

Māuruuru, Obrigado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − sete =