A reabertura das fronteiras na França

Notícias boas pela frente, um sorriso e a esperança de dias melhores por aqui no Brasil, na França e no mundo. Neste meio tempo, lá na França, Jean-Baptiste Lemoyne se torna um dos principais mediadores da indústria do turismo para a reabertura das fronteiras e milita pela coordenação europeia.

Na véspera da temporada de verão, o assunto da abertura das fronteiras volta à tona. Jean-Baptiste Lemoyne mencionou novamente, durante sua coletiva de imprensa ontem, dia 26 de maio, logo após uma reunião do Comitê do Setor de Turismo. A nível europeu, “é necessário coordenar a reabertura das fronteiras intra-europeias – quando estas foram fechadas”, afirmou o Secretário de Estado do Turismo.

Mesmo que a Itália, a Grécia e até a Espanha já tenham anunciado a reabertura de suas fronteiras, Jean-Baptiste Lemoyne quer ser tranquilizador: “Este consenso está sendo feito. Além disso, a ministra das Relações Exteriores da Espanha, Arancha Gonzalez, falou nesta terça-feira sobre regras europeias comuns para a reabertura de fronteiras. O ministro das Relações Exteriores italiano, Luigi Di Maio, também pediu uma retomada coordenada das viagens na Europa em 15 de junho. E 15 de junho é um pouco parecido com a data que mencionei um pouco como a data central, que na minha opinião nos permitiria começar a fazer viagens intra-europeias “.

“Em meados de junho, teremos uma visão um tanto completa a nível europeu, de uma possível entrada em vigor no final de junho ou no início de julho”, disse Jean-Baptiste Lemoyne na semana passada.

Um aceno para turistas belgas e holandeses!

A possível reabertura de fronteiras neste verão parece ser unânime no Quai d’Orsay, como mostra este tweet do ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros Jean-Baptiste Le Drian.

Mas o governo está sempre hesitante, ou pelo menos um pouco confuso em seu discurso. “Este ano, a ideia é passar as férias na França”, disse a ministra da Transição Ecológica, Elisabeth Borne, no domingo.

“O primeiro motor para a recuperação do turismo na França será o nacional”, acrescentou Jean-Baptiste Lemoyne esta tarde. “No entanto, também ficaremos muito felizes, se as condições sanitárias permitirem, receber um certo número de clientes europeus próximos. Penso em nos nossos amigos belgas e holandeses para poder dizer ‘bem-vindos à França’ ”.

Quanto às fronteiras,“o trabalho está em andamento”, com uma aspiração por uma “coordenação mais estreita” e “um princípio de reciprocidade”. No que diz respeito ao levantamento das restrições de viagem fora do Velho Continente, a França está planejando uma data posterior.”

Fonte: Echo Touristique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − três =