Adegas e vinhas de Champagne: um patrimônio cultural e gastronômico
A região de Champagne-Ardenne é conhecida em todo o mundo pela qualidade de suas vinhas e adegas, que cobrem uma área superior a 300 km², e empregam os talentos de vários milhares de produtores de vinho.
Tanto produtores independentes como aqueles que fazem parte cooperativas oferecem passeios em seus estabelecimentos, trazendo um nível de herança cultural para a região de Champagne-Ardenne que está apenas esperando para ser descoberta – sem moderação.
Visitar as adegas e vinhas de Champagne é, na verdade, uma maneira original de descobrir todos os tesouros de Champagne-Ardenne. Eles podem ser encontrados nas cidades e aldeias, e formam uma parte importante das tradições de vinificação da região.
Você pode encontrar passeios, alguns grátis e alguns pagos, de estabelecimentos familiares e até mais tradicionais. Você pode visitar museus dedicados ao champagne, passear pelos vinhedos, desfrutar de visitas guiadas e muito mais.
Na maioria das vezes, esses passeios também envolvem uma sessão de degustação!
Para ajudar os visitantes a descobrir as adegas e vinhas de Champagne nas melhores condições possíveis, a região premiou certos estabelecimentos com o rótulo “Point d’accueil”.
Esta distinção é um sinal do conhecimento de vinificação da adega ou da vinha e a sua habilidade em transmitir este conhecimento aos visitantes.
Produzindo mais de 300 milhões de garrafas por ano, a região de Champagne-Ardenne certamente provou sua aptidão para fazer vinho!
Visitar as adegas e vinhas de Champagne é um passo a mais se você quiser apreciar plenamente o rico patrimônio cultural e gastronômico da região.
Fonte: Champagne-Ardenne Tourisme.