Clément Beaune, Ministro dos Transportes, fez a triste observação na manhã de hoje, 31/10.
“No total, 100 ameaças de bomba atingiram aeroportos franceses desde 18 de outubro”, especificando que nem todas vieram do mesmo endereço de e-mail. “Mas vamos apresentar queixa sempre, não vamos deixar passar nada”, frisou o ministro.
Assim, na Gare de Lyon, em Paris, um indivíduo foi detido e estão em curso processos judiciais, disse o ministro, acrescentando que também houve alguns casos de tentativas de ciberataques.
Além das ameaças de bomba, “quase duplicamos o número de relatos de bagagens abandonadas em estações ferroviárias e aeroportos”.
A França elevou ao máximo o nível de alerta do plano Vigipirate contra ataques desde o assassinato, em 13 de outubro, do professor Dominique Bernard na sua escola secundária em Arras por um jovem acusado de radicalização islâmica.
O ministro dos Transportes, Clément Beaune, indicou que devido a uma “posição muito firme”, estes alertas diminuíram nos últimos dias.
Portanto, se você está com viagem marcada, vá com antecedência para o aeroporto, seja prudente com o horário, embale corretamente cosméticos, bebidas e outros itens permitidos, para evitar transtornos nos aeroportos.
Fonte: AFP / BFMTV