André Raynaud é eleito Conselheiro da CCIFB

Em Assembléia Geral Ordinária e AGE.

O turismo sofre em todo o mundo com o fechamento das fronteiras e a impossibilidade de viagens a turismo. Passamos um ano realmente muito difícil, com fechamento de empresas aqui, na França e pelo globo. Mas a esperança não morre, ou melhor, é a última a desfalecer, não é assim que aprendemos desde cedo ? Unir forças com a Câmara de Comércio França-Brasil e seus associados, é mais do que necessário neste momento.

Em palestra realizada no último dia 16 de novembro de 2020, sobre o Turismo na França – com informações úteis sobre atividades de capacitação, treinamentos, e eventos voltados ao incentivo de empresas – o diretor da agência Turismo Francês, André Raynaud, já comentava sobre a preocupação e também a programação do destino e suas regiões, numa retomada breve, mas não antes de julho de 2021. Chamamos na época a palestra de “As tendências do turismo pós-pandemia” que foi realizada em conjunto com a também associada da CCIFB, CCHotels de Christiane Chabes.

A Eleição

No último dia 11 de março, André Raynaud foi então eleito para o conselho da CCIFB, para não somente incentivar as viagens de brasileiros para a França, mas também colaborar com informação e capacitação de empresas e profissionais sobre o que de melhor o destino oferece em termos de cultura, gastronomia, viagens de negócios e muito mais.

Hoteleiros, operadoras de turismo, centros de negócios… o setor do turismo na França teve, por assim dizer, um ano em branco, e o papel de Raynaud será o de juntar forças para que ambos, viajantes, agências, empresários, possam estar prontos na retomada das viagens.

“Afinal de contas, a França é o país mais visitado do mundo, com mais de 89 milhões de chegadas de turistas internacionais em 2018. É a 3ª do mundo em receita, atrás da Espanha e dos Estados Unidos (55,5 bilhões de euros em 2018). O consumo do turismo doméstico atingiu 7,4% do PIB francês em 2018 e só do Brasil, são cerca de 700 mil brasileiros anualmente que visitam o país,” comentou Raynaud ao blog R4P Brazil.

Uma França além da capital, Paris

Paris sempre será Paris. Quaisquer que sejam os eventos, o mundo que nos rodeia, quaisquer que sejam as modas, as tendências, Paris será sempre Paris. Paris é aquela amiga que gostaríamos de ter, aquela que diz sim quando você a convida para uma exposição de prestígio e aquela que também diz sim quando você a leva para os parques de diversão para os doces prazeres da infância. Ah Paris, quando viajamos para a França, tem que parar ou na chegada, ou na saída.

Mas o grande desafio aqui é apresentar um país além da capital, não é mesmo ? As regiões francesas se apresentam cada vez mais para o turista, o Val de Loire com seus castelos e é considerado o jardim de Paris, a Champagne e a Alsácia (hoje parte da região Grand-Est), a Provence-Alpes-Côte d’Azur com seus 300 dias de sol por ano, o norte da França chamado de Hauts-de-France, a Córsega que é a pérola da França, a Normandia ou a Bretanha e tem a Occitânia também, além da Borgonha. Não esqueça os destinos ultramarinos, como As Ilhas de Tahiti que estão cada vez mais próximos do profissional de viagens. Tem tanta descoberta na França, que seria necessário várias ou inúmeras viagens para descobrir seus encantos.

A atuação na Câmara de Comércio França-Brasil

O pincipal objetivo será atuar fortemente em parceria com as empresas francesas e brasileiras no fomento das relações bilaterais, promovendo o intercâmbio com os Offices de Tourisme e Comitês Regionais de Turismo das Regiões Francesas, incentivando o turismo e geração de negócios.

“Destacaremos a França como principal destino turístico junto aos associados, promovendo ações que envolvam ambos, tornando a comunicação assim mais atraente e de fácil acesso. Nossa agência está à disposição das empresas e associados para apresentar as melhores opções de viagens para a França. É olhar para o horizonte e acreditar que existe muito mais para descobrir,” comentou Raynaud ao blog.

SOBRE A CCIFB

A CCIFB São Paulo reflete o dinamismo e a agilidade da cidade na qual está instalada.

Em 2020 a CCIFB São Paulo realizou 157 eventos. Dentre as atividades realizadas, destacam-se os almoços convivais com ministros e profissionais renomados em suas áreas de atuação.

Fonte: CCIFB e Turismo Francês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =