É lá, na colina dos Lauves, em meio a seus mais queridos objetos familiares: os modelos de suas naturezas-mortas, seus móveis e equipamentos de trabalho que você sentirá com mais intensidade a presença completa do pintor.
O atelier
2000 francos: foi o que Cézanne gastou em 1901 para adquirir uma antiga fazenda e 7.000 m² de terreno na comuna de Aix en Provence.
Cézanne ordenou, de acordo com seus próprios planos, a construção de um estúdio. Em setembro de 1902, depois de dez meses de trabalho, ele se mudou e trouxe consigo todas as suas mais caras posses.
Situado atrás de um portão de madeira, em um jardim “cuja encosta se perde em um córrego”, a residência é uma casa de campo provençal.
No piso térreo, há dois salões, um lavatório, uma cozinha e uma pequena despensa.
No andar de cima fica o próprio estúdio, iluminado do sul por duas grandes janelas e do norte por um telhado de vidro.
Lá ele trabalharia todos os dias durante os últimos quatro anos de sua vida.
De 1902 à sua morte em 1906, Cézanne trabalhou diariamente neste estúdio brilhante, o berço de dezenas de obras agora preservadas nos grandes museus do mundo, entre eles Os Últimos Banhistas (Les Grandes Baigneuses).
Após sua morte, o estúdio, fechado e esquecido. Suas posses permaneciam ali: materiais de pintura, roupas etc. Em 1921, Marcel Joannon – conhecido como Marcel Provence – o comprou.
Fervoroso admirador do antigo dono, ele só morava no andar de baixo. Deixou o estúdio no andar de cima, exatamente como Cézanne o deixara, determinado a preservar uma “herança preciosa, a riqueza espiritual ligada a essas paredes, a esse jardim”.
A partir de então, a propriedade do Escritório de Turismo de Aix, o Atelier Cézanne recebe os visitantes que desejam aproximar-se do homem que ele foi.
Este é um lugar onde a simplicidade humana e cotidiana do pintor ainda vive.
O Atelier de Cézanne não abriga nenhum dos trabalhos do artista. É o próprio Cézanne que vamos prestigiar.
Informações práticas
Clique aqui para conferir os horários de funcionamento, e as diferentes tarifas.
Contato
Atelier de Cézanne
Telefone: +33 (0)4 42 21 06 53
E-mail: infos@atelier-cezanne.com
Avignon et Provence
Telefone: +33 4 90 86 87 88
E-mail: contact@avignon-et-provence.com
Assista abaixo um teaser do Atelier:
Vivenciar o espaço que o pintor vivenciava! A paisagem, a luz, os cheiros! Maravilhoso!