Os organizadores da Feira Mundial de Turismo anunciaram na última terça-feira o cancelamento do evento e já anunciaram a edição de 2021. A 45ª edição da Feira de Turismo Mundial e da 36 ª edição da feira Destinations Nature, a ser realizada em conjunto na Porte de Versailles em Paris de 12 a 15 de março deste ano não irá mais acontecer.
Soubemos que os organizadores deram o alerta em um primeiro e-mail enviado aos expositores na noite de sábado: ” Levando em conta a intervenção televisionada do Ministro da Saúde, parece que a medida que proíbe qualquer encontro limitado de mais de 5.000 pessoas preocupa a Feira Mundial de Turismo e os Destinos da Natureza “, escreveu o Comexposium, que estava no aguardo de mais informações sobre as modalidades a serem publicadas no decreto ministerial.
Na noite de segunda-feira, quando a feira do livro foi cancelada e a feira da agricultura, também organizada pela Comexposium, fechou suas portas um dia antes do encerramento, o cancelamento foi anunciado oficialmente. “Não estamos felizes em tomar essa decisão, conscientes das conseqüências econômicas para você, profissionais do turismo, neste período já complicado para o setor “, explicam os organizadores, em comunicado à imprensa dirigido aos expositores “, no entanto , devemos cumprir as recomendações e precauções das autoridades em nome da saúde e segurança públicas “.
Diferentemente de outras feiras que conseguiram encontrar novas datas, neste caso nenhum adiamento para uma data posterior foi decidido. É o caso, em particular, da exposição dedicada à indústria global de compósitos, a JEC World, que acontecerá de 3 a 5 de março em Villepinte e que será adiada de 12 a 14 de maio. A Comexposium respondeu que a Feira Mundial de Turismo é uma feira sazonal para as férias de verão e que não seria sensato adiá-la para maio ou junho. Sem mencionar que seria necessário fazer malabarismos entre as pontes de maio, as férias escolares e o planejamento da Porte de Versailles, já muito movimentada na primavera.
O que acontecerá agora para os expositores da SMT? O Comexposium anuncia que os organizadores entrarão em contato com cada um deles ” para estudar as consequências desse cancelamento “. Duas soluções: os expositores podem ser reembolsados pelo valor de seu registro ou adiar sua participação na feira de 2021.
As datas para o próximo show já foram decididas. A Feira Mundial de Turismo e Destinos Natureza ocorrerá de 18 a 21 de março de 2021, ainda no Hall 4, em Porte de Versailles.
Mais de 600 expositores anunciaram sua participação na edição 2020, de escritórios de turismo a operadores e agências de viagens, e os dois salões combinados deveriam cobrir uma área de 19.000 m² de espaço para exposições. O mesmo dispositivo deve ser renovado no próximo ano. Em 2019, a Feira Mundial de Turismo recebeu pouco mais de 100.000 visitantes em 4 dias.
Outras feiras de turismo e eventos ainda devem ser canceladas este ano, mas ainda não há uma definição final. As fronteiras estão se fechando, Israel já não permite mais voos da Air France em seu território, e os chineses também não podem mais acessar a França, a Ásia se isola pouco a pouco. A Feira de negócios imobiliários, o Salão do Livro e muitos outros, por recomendação do governo francês, estão sendo cancelados ou alterando suas datas.
A reflexão que fica é a seguinte: O que realmente funciona para se prevenir ? O cancelamento de eventos de grande massa é realmente necessário para frear o surto dessa epidemia ? Quais os impactos em € destes cancelamentos ? Empresas, hotéis, irão quebrar ou conseguirão passar pela turbulência? Quem sobreviverá ?