Champagne-Ardenne, região conhecida pelo champagne e por sua gastronomia, convida seus clientes para viver uma experiência única na região que fica a uma hora de Paris e do aeroporto CDG.
Nesta região, a arte de viver e a gastronomia conjugam-se perfeitamente. Cozinha regional ou pratos refinados garantem o prazer dos mais exigentes. A Rota Turística do Champagne propõe a descoberta dos vinhedos, onde você vai descobrir os segredos do vinho dos reis. Em Epernay, sob a Avenue de Champagne, na Champs-Elysées da região, seus clientes percorrem os vários quilômetros de caves e degustam champagnes das melhores marcas. E se o negócio for compras, todos podem aproveitar os preços excepcionais das marcas internacionais e prestigiosas!
A região de Champagne-Ardenne é também uma terra de cultura muito rica e que possui um patrimônio e uma diversidade de sítios imperdíveis: a Catedral de Reims, classificada como patrimônio mundial da UNESCO, as ruelas pitorescas e medievais de Troyes, o Ateliê de Essoyes….
Champagne é a região de uma bebida real: o champagne. Inclusive, « só é champagne se for de Champagne! ».
Se há um vinho que ultrapassa o simples estatuto de bebida, é o champagne, que no mundo inteiro simboliza celebração e festa. Antigamente bebida da consagração dos reis, mais de 330 milhões de garrafas de champagne são vendidas por ano.
O vinhedo de Champagne, que foi o primeiro a ter uma denominação de origem controlada, em 1908, abrange atualmente 34.000 hectares, ou seja, 90% da região de apelação. Ele se estende por quatro regiões principais: «la Montagne de Reims», «la Côte des Blancs», «la Vallée de la Marne» e o vinhedo de Aube, «la Côte des Bar». Nessa região de denominação controlada, apenas 3 uvas são autorizadas: Pinot Noir (vermelha), que traz os aromas de frutas vermelhas, a potência e o corpo; Pinot Meunier (vermelha), que é responsável pelo cará- ter “redondo” do vinho, e Chardonnay (branca) que dá a fineza e favorece a duração graças a seus aromas e ao seu grande frescor.
O champagne é obtido por uma segunda fermentação em garrafa e um envelhecimento mínimo de 15 meses para os bruts e de 3 anos para os milesimados.
Apenas os vinhos provenientes da área de denominação Champagne podem se prevalecer da elaboração oficial- mente chamada de « Méthode Champenoise ». Hoje em dia, 90% dos vinhedos da região pertencem aos 15.000 produtores locais, que após a colheita podem vender suas uvas às Maisons de Champagne ou confiá-las a coo- perativas. Cerca de 5.000 entre eles utilizam sua colheita para elaborar os « Champagnes de Vignerons », vinhos expressivos, marcados pelas particularidades de seu território.
Venha visitar nossas célebres maisons de Champagne (Moët & Chandon, Mercier, G.H. Mumm, Drappier,…) e descobrir todos os segredos de fabricação do cham- pagne: das origens de sua descoberta pelo monge Dom Pérignon aos métodos de produção atuais. É claro que toda visita guiada das caves termina com uma boa degustação desse precioso néctar, sinônimo de alegria e de festa, e que reflete tão bem a atmosfera que reina em Champagne. Nós o convidamos a explorar também os quilômetros de caves sob a Avenue de Champagne, a « Champs-Elysées » local, em Epernay, antes de degustar os champagnes de renome mundial.
E por que não vir em setembro, na época das colheitas? Experiência única, em que o bom humor e a paixão por esse vinho reúnem todos os amantes do champagne.
O conjunto “Encostas, Casas e Adegas de Champagne” não é uma paisagem vitícola como as outras! Demonstra através da organização das suas terras e do trabalho dos homens e das mulheres, do aumento da importância a partir do século XVIII de um modo de produção, elaboração e comercialização original, ainda ativo, que marcou em profundidade o território, as suas paisagens rurais e urbanas, e deu origem a um vinho de Champagne mundialmente reconhecido, símbolo de festa e celebração. Um conjunto de paisagens e de locais únicos, portador de uma história, de uma cultura e de conhecimentos. É o que faz hoje o Valor Universal Excecional das “Encostas, Casas e Adegas de Champagne”.
Fotos, comunicado e dossiê de imprensa estão disponíveis em: http://paysagesduchampagne.fr/
#ChampagneUnesco
A ROTA TURÍSTICA DO CHAMPAGNE
Para descobrir os champagnes, siga a Rota Turística do Champagne, que se estende por cerca de 500 quilôme- tros em Marne et l’Aube com 80 pontos de parada.
Organizados em 5 circuitos balizados, esses itinerários serpenteiam no meio dos vinhedos, conduzindo-o por magníficas vistas, vilarejos autênticos, antigos monasté- rios e imponentes castelos e igrejas. Os produtores de vinho lhe propõem uma visita personalizada, familiar e artesanal. Recomenda-se reservar a visita com antece- dência para garantir a disponibilidade dos proprietários. As visitas podem ser pagas ou gratuitas, conforme o for-
mato proposto.
Lista das maisons de Champagne. Aqui estão algumas propriedades que seus clientes podem visitar mediante reserva:
Reims
• Champagne G.H. Mumm: www.mumm.com
• Champagne Vranken – Pommery: www.pommery.com
• Champagne Taittinger: www.taittinger.com
Epernay
• Champagne Moët & Chandon: www.moet.com
• Champagne Mercier: www.champagnemercier.com
• Champagne De Castellane: www.decastellane.com
Aube
• Champagne Château de Bligny: www.champagnechateaudebligny.com
• Champagne Drappier: www.champagne-drappier.com