Aqui estão algumas informações e dicas para visitar a região do vinho na França.
Vinhos de Bordeaux e gastronomia
Uma generosidade que se entende em suas paisagens: uma costa quase selvagem e vinhedos. Esta região significa também País basco e Planície de Périgord. O ponto comum de tudo isso é um ambiente doce onde a natureza não se mostra egoísta com seus feitos. O patrimônio remete a era pré-histórica (Lascaux), à época galo-romano (Montcaret) e medieval com suas casas de campo (Montpazier, Monflanquin, Villefranche-du- Périgord).
Como chegar a região Aquitaine?
Aberta sobre o exterior graças a sua fachada marítima, a Aquitaine está no ponto do encontro dos eixos Paris-Espanha e Atlântico-Mediterrâneo.
De carro:
A10: Paris-Bordeaux
A62: Toulouse-Bordeaux
A63: Biarritz-Bordeaux
A65: Pau-Bordeaux
A89: Clermont-Ferrand / Bordeaux
De trem:
Um serviço ferroviário completo, reforçado pelo TGV Atlântico coloca a região no cruzamento dos grandes eixos de comunicação.
Bordeaux-Paris: 3h
Bordeaux-Nantes: 4h
Bordeaux-Lille: 5h
Bordeaux-Bruxelles: 6h
De avião:
Inúmeras companhias regionais, nacionais e internacionais desservem diariamente os aeroportos da região.
Assim, Paris fica a menos de uma hora de vôo e as grandes cidades européias a menos de duas horas.
Aeroporto internacional de Bordeaux- Mérignac
Aeroporto internacional de Biarritz
Aeroporto internacional de Pau-Pyrénées
Aeroporto de Bergerac-Dordogne-Périgord
De barco:
Os portos de Bordeaux e Bayonne oferecem aos cruzeiros a possibilidade de aterrar no centro da cidade.
O que visitar na região?
A beira da praia
A bacia de Arcachon (60 km de Bordeaux): laguna de renome e tradicional pelas ostras e frutos do mar. Trata-se de uma bacia de 1500 hectares alimentada pelo mar e outras correntes de água.
A grande duna de Pyla: extraordinário acidente geológico com 2 700 metros de comprimento. Em seu pico, pode-se admirar um panorama sobre o Cap Ferret e as passagens da bacia de Arcachon. Ao sul da bacia de Arcachon, é possível visitar a maior duna da Europa. Com uma altura de 107 m, ela mede mais de 2 km de comprido. No alto, a vista é grandiosa. Tem uma vista sobre a costa (no oceano), a bacia de Arcachon, a floresta das lendas e a cadeia dos Pyrénées. Uma grande duna constituída de areia fina está situada na comuna de La Teste de Buch (Gironde).
No litoral: 250 km de costas e parais de areia fina. Aquitaine tem simplesmente a maior praia da Europa. Pode-se adicionar mais 500 quilômetros de costa ao longo de lagos, lagoas e estuários.
Perto da natureza
O Parque nacional das Pyrénées.
Este único parque nacional nos Pyrénées franceses protege, em 45 707 hectares de territórios de altitude que nunca se encontram abaixo de 1000 metros e até 3298 metros com o Pique Longue du Vignemale.
Os rios e canais do Lot-et- Garonne e de Dordogne.
O canal atravessa a Lot-et- Garonne, em 87 km, à sombra de plátanos. 87 km de um vale fértil cheia de bons produtos. Nunca preocupado com os riscos de inundações ou secas, ele viaja entre as vinhas de encosta dos Marmande, em seguida, Buzet, pomares e campos de girassóis. Em Agen, abrange o Garonne na famosa ponte-canal de 540 metros de comprimento e 23 arcos. Pode-se alugar barcos e canoes para passear no rio.
Bergerac, porta de entrada de Périgord, perfeitamente localizada para desfrutar os tesouros do vale de Dordogne e mais minuciosamente o Périgord.
Perto da historia
Saint-Emilion (40 km de Bordeaux): famosa região vinícola.
É possível fazer vários tours relacionados com o vinho e vinhedos. Por exemplo, o “St. Emilion Wine Tour” oferece um passeio panorâmico único em um dos maiores vinhedos do mundo. Inscrito na Lista do Património Mundial pela UNESCO em 1999, a Jurisdição de Saint-Emilion oferece muitos tesouros para descobrir. O “Saint-Emilion Wine Tour” te leva explorar as paisagens do vinho diversos que rodeiam a cidade medieval, ao longo dos vales e pelos vales. Na roda dos vinhos marcada por castelos famosos, você descobrirá um vinhedo autêntico.
O Périgord e suas grutas com pinturas rupestres de Lascaux.
Sítios pré-históricos e cavernas pintadas do Vale de Vezere declarada Património Mundial pela UNESCO, faz que o Périgord é o posto da capital mundial da pré- história. Os castelos e aldeias do majestoso Vale de Dordogne evocam a turbulenta história deste país. Sarlat, uma cidade medieval, comercializa produtos locais.
Sarlat (75 km de Bergerac): cidade medieval em ótimo estado de conservação.
Sarlat obteve excelente classificação de três estrelas Michelin, a igualdade das cidades mais belas da Europa.
De Bordeaux: 2h30
De Paris: 5h
Aquitaine se diferencia por ser uma das regiões francesas produtoras de 1 º cuspiu "natural" de ostras. Em companhia de um profissional, aprenda sobre o cultivo e participe da pesca… O ambiente será convidativo e guloso, pois, é obrigatório experimentar de tudo!
Gastronomia
Na bacia de Arcachon, as ostras fazem par com um delicioso vinho branco.
Os famosos vinhos de Bordeaux e de Saint-Emillion
La pipérade basca se da bem com um vinho tinto (nada melhor que um Bordeaux para acompanhar), e se as trufas de Périgord são degustadas religiosamente, não restam dúvidas.
Les Canelés: típico bolo de Bordeaux
O pimentão de Espelette: uma pimenta vermelha (não muito forte) que colore e realça os pratos típicos da região.
Os esportes
Rafting e canoagem podem-se praticar nas torrentes dos Pyrénées. A Aquitaine reserva aos seus visitantes incansáveis atividades.
As praias, que permitem quase em todos os lugares a prática do surf.
As trilhas de golfe, numerosas na região.
O prazer de entrar em forma (talassoterapia). A região da Aquitaine é a primeira região termal da França, com 30 dos 107 estabelecimentos termais do país. Tem oito centros de spas: em Anglet, Arcachon, Biarritz, Thalassa Miramar, Thalmar, Euronat, Hendaye, Saint-Jean- de-Luz, Helianthal e Loreamar.
Uma cidade: Bordeaux
Classificada patrimônio mundial pela UNESCO em 2007, O centro da cidade de Bordeaux é um conjunto de arquitetura urbana excepcional. Paris excluída, Bordeaux é na realidade a cidade francesa que conta com o maior número de construções protegidas. Você apreciará a beleza do ponto da Pedra e seus canais de Garonne com elegantes fachadas do século XVIII. Em contrapartida, o centro histórico também engloba:
A «cidade da pedra»
Suas casas típicas e as famosas «échoppes»,
O bairro de negócios Mériadeck.
A cidade, que deu seu nome ao vinho da região, tem em todos os lugares os signos de sua atividade ligada ao negócio da vinicultura.
O que visitar em Bordeaux?
As portas d’Aquitaine: A Grosse Cloche é uma das famosas portas de Bordeaux.
No bairro de Saint-Pierre, ou no de Sainte-Croix, encontramos características da antiga Bordeaux:
O Grand Théâtre
O Hotel de Rohan, apresentando um dos mais vastos conjuntos da arquitetura dos séculos XVIII e XIX.
A Praça da Bolsa
O bairro de Chartrons
O vinho deixou sua marca na cidade. Antigamente povoada de negociantes estrangeiros, o bairro de Chartrons ainda e muito importante. Descubra a cidade do vinho neste bairro!
A Praça de Quinconces
L’Esplanade des Quinconces, rodeada de árvores plantada em quincôncio, ocupa um grande sítio de 12 hectares (incluindo 6 espaços verdes) ao longo do rio Garonne, tornando-o a maior praça da Europa.
A Rua Sainte-Catherine
Trate-se da rua mais comprida de Bordeaux onde se pode encontrar qualquer loja para o shopping!
Os monumentos religiosos
Classificados pela UNESCO como um dos monumentos indispensáveis á visitarem para os caminhos de Saint Jacques de Compostelle.
A catedral de Saint André
A basílica Saint-Seurin
A basílica Saint-Michel
Museus
O Museu de Aquitaine que apresenta a história Bordeaux e da pré-história do século XX.
O Museu das Artes Decorativas (Hôtel de Lalande 1779), O de Belas Artes e o Museu des douanes (Hôtel des Fermes 1738).
A região da Aquitaine em alguns tópicos:
Bordeaux: a cidade de pedras brancas
Biarritz: uma cidade de praia muito bonita
Uma região de muitas praias: Arcachon, Biarritz, Hendaye…
Os vinhos de Bordeaux e Saint-Emillion
Périgord e suas grutas com pinturas rupestres de Lascaux.