Como os jovens estão acelerando a transmissão do Covid-19 na França

O que fazer quando um grupo de 10.000 pessoas invadem seu terreno para realizar uma Rave, assim, do nada ? E quando isso acontece num parque nacional? Sem pedir licença e sem avisar, foi exatamente isso que aconteceu neste último sábado, no Parc National des Cevennes? Uma total irresponsabilidade, que deixa o prefeito e as autoridades locais sem reação. Afinal de contas, como expulsá-los? Como agir numa situação como esta ? Quem saberia ?

Estranho o verão de 2020, não acham? A ameaça da epidemia está pesando muito, e retomando os níveis de março no país. A França dá a impressão de participar de uma peça teatral, vivendo no equilíbrio entre o desejo de viver normalmente neste período de verão e o medo de um novo confinamento no início do ano letivo. Um movimento a mais, uma falha qualquer ou de planejamento, e as curvas epidêmicas correm o risco de retomar suas corridas exponenciais por sua vez.

Tal como a intervenção do Primeiro-Ministro Jean Castex, na última terça-feira, 11 de agosto, em Montpellier, o tom dos boletins diários da Direção Geral de Saúde (comunicados exclusivamente nos dias úteis) é cada vez mais grave. O número de novos casos diários está aumentando continuamente e ultrapassou a marca simbólica de 1.000 por várias semanas. Este aumento não pode ser totalmente explicado pela multiplicação do número de testes, uma vez que a proporção de testes positivos aumentou de 1,5% uma semana atrás, em 2,1%.

Os números da Santé Publique France indicam o aumento do número de pacientes em terapia intensiva bem como o aumento na taxa de pessoas com teste positivo.

O certo dizer é que se a França não reagir coletivamente, estará exposta a um alto risco de retomada da pandemia que será difícil de controlar.

Todo cuidado é pouco afinal a epidemia não tira férias: a vigilância e o respeito pelas barreiras e normas de saúde continuam a ser essenciais. Se continuar assim, em outubro a França pode retomar os números do início da pandemia.

Cuidem-se, esse é nosso pedido. Usem máscara, evitem aglomerações e encontros desnecessários para que possamos nos encontrar com vida, num futuro próximo. O blog R4PBrazil assim como o Turismo Francês se empenham na promoção do destino desde sua criação, elaboram circuitos, ideias, parcerias com fornecedores franceses para trazer ao viajante brasileiro as melhores condições e opções de visitas à este país. Precisamos que todos se cuidem hoje, para que o turismo retome com força total em breve. E nós estaremos aqui para ajudar à todos que desejam visitar a França.

Fonte: RMC / Imagem: L’Express.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − cinco =