Confinamento mais leve, feriados de Natal, viagens: quais anúncios esperar na próxima semana?

Emmanuel Macron deve se dirigir aos franceses na próxima semana para fornecer alguns detalhes sobre a liberação do confinamento.

O discurso do Presidente da República na próxima semana é aguardado com grande expectativa. Será uma oportunidade para os profissionais do turismo saberem se poderão ou não fazer reservas para as festas de Natal.

A espera é longa para os profissionais do turismo. Quando o novo bloqueio terminará e quando seus clientes poderão viajar novamente? Ainda é difícil responder a essas perguntas, mas as mudanças no confinamento  atual já estão tomando forma para as próximas semanas.

Contenção mais uma vez aliviada

Se atualmente não há dúvida para o governo falar sobre o desconfinamento, a situação de saúde que tende a melhorar por vários dias na França pode pressioná-lo a tornar o sistema atual mais flexível. Os pequenos negócios, considerados “não essenciais”, que podem reabrir as suas portas em dezembro, devem, portanto, ter em primeiro lugar a preocupação.

Bares e restaurantes, não devem levantar as cortinas de ferro antes de 2021. Já foi mencionada a data de 15 de janeiro para o reinício das atividades destes estabelecimentos, sem ter sido oficialmente confirmada.

Por fim, o próximo desconfinamento pode vir acompanhado de um novo toque de recolher nas áreas mais afetadas, dispositivo já testado em outubro passado e provavelmente eficaz na limitação da circulação do coronavírus.

O fim dos certificados de viagem em 20 de dezembro?

A boa notícia pode vir da possibilidade de viajar mais de um quilômetro a partir do dia 20 de dezembro, dia seguinte ao início das férias escolares. Segundo informações da Europa 1, esta data “deve marcar o fim dos atestados” . “Portanto, devemos ser capazes de nos mover, encontrar um ao outro, mas não de qualquer maneira. Atualmente, reuniões privadas com mais de seis não são recomendadas, mas o indicador pode aumentar para dez pessoas nas comemorações de fim de ano ” , especifica a mídia.

As férias de Natal

No entanto, o término dos certificados não será necessariamente acompanhado de autorização para viajar ao exterior ou a territórios ultramarinos. As próximas férias de Natal, essenciais para as empresas turísticas, permanecem incertas e as opiniões divergem sobre este assunto. O secretário de Estado responsável pelo Turismo, Jean-Baptiste Lemoyne, pediu nesta quinta-feira que espere um pouco antes de marcar as férias. Mensagem apoiada nesta sexta-feira pelo Ministro Delegado dos Transportes, Jean-Baptiste Djebbari, que, no entanto, anunciou no início da semana a abertura para reserva de 100% dos trens da SNCF para o feriado.

“A evolução da situação da saúde dirá (…) quais são as viagens possíveis” durante as férias, informou o Europe 1 na sexta-feira de manhã. Antes de acrescentar: “Podemos constatar que hoje é bastante positivo mas ainda frágil (…) Pode reservar o seu bilhete para Marselha. O que eu, como Ministro dos Transportes, não posso garantir é que as viagens serão possíveis por motivos de lazer ” .

Pelo contrário, o sindicato Les Entreprises du Voyage na quarta-feira convidou os profissionais do turismo a aceitar reservas para dezembro, enquanto os pacotes de viagens foram cancelados por Seto até o final de novembro. “Se dissermos que não podemos agendar suas férias de inverno, nunca iremos retomar” , disse seu presidente, Jean-Pierre Mas, durante uma videoconferência dedicada à ajuda financeira .

Anúncios mais específicos ainda serão anunciados

O Presidente da República, Emmanuel Macron, dirige-se aos franceses na próxima semana. Um anúncio esperado para responder, pelo menos em parte, às muitas perguntas que ainda surgem nas próximas semanas.

Fonte: Foto/Texto/Adaptação @Adobe Stock / Tourhebdo / R4PBrazil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =