Eleita em 2014 a “Aldeia ou vilarejo favorito dos franceses” , na região de Tarn, é uma das jóias do departamento. Revela uma herança extravagante, rica em história, cultura e beleza.
Trata-se de um dos lugares que cada um de nós espera visitar neste mundo.
É verdade que a cidade fascina seus visitantes. Uma aldeia rica em detalhes e cultura occitana, também muito popular nos dias de sol.
Fundada pelo conde de Toulouse em 1222 para proteger os cátaros contra as tropas do norte, Cordes rapidamente se tornou um lugar para o comércio de seda, tecidos e couro.
Nos séculos XIII e XIV, os mercadores, enriquecidos por este ofício, construíram sumptuosas casas góticas. São eles que sempre marcam, com pompa, as ruas da aldeia que podemos visitar ainda nos dias atuais.
Cercada por muralhas, protegida por portões fortificados, Cordes é organizada em torno de seu esplêndido salão central com 24 pilares. Ao longo das ruas de paralelepípedos, você vai descobrir as casas nobres de Grand Ecuyer, Grand Veneur, Grand Fauconnier.
Você vai descobrir as belas fachadas, esculpidas com dragões, animais e personagens estranhos para nós brasileiros …
Como muitas cidades que mantiveram seu prestígio medieval, Cordes atraiu muitos artesãos, aproveitando seu apelo turístico. Você apreciará em particular as oficinas de cerâmica, couro, escultura … para não mencionar o famoso museu de arte moderna e contemporânea, oferecendo obras de Picasso, Klee, Miró, Brayer …
Cordes é tipo um Éden, por duas razões: à noite, quando a multidão deixa o lugar, a cidade recupera sua tranquilidade medieval; durante o dia, a visita do jardim do paraíso proporciona uma sensação incomparável de bem-estar.
É um jardim contemporâneo, misturando plantas do Oriente, plantas aquáticas, práticas eco-cidadãs … Fadas … tipo ficamos perto do céu!
Cordes organiza a cada ano, em meados de julho, as celebrações festividades medievais que estão entre as mais antigas da França.
Para a 47ª edição, em 2019, devemos encontrar os atores habituais – malabaristas, fantoches, jogos mascarados … Mais uma razão para fazer uma visita ao Tarn.
Nós estivemos lá, e super recomendamos. Consulte sempre uma Operadora de Viagens ou seu Agente de Viagens.
Fonte: www.cordessurciel.fr/