O Presidente da República conversou com a imprensa hoje, sexta-feira, depois de visitar o canteiro de obras da Notre-Dame de Paris.
Depois de visitar o local de reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris na sexta-feira, 8 de dezembro, Emmanuel Macron foi questionado sobre a presença do Papa Francisco na cerimônia de reabertura do edifício.
“Espero que sim, em qualquer caso, iremos convidá-lo ”, declarou o chefe de Estado. “ Mas não cabe a mim responder em seu nome ”, acrescentou, a propósito do soberano pontífice.
Uma competição de vitrais
No âmbito deste projeto, o Estado vai encomendar um conjunto de seis vitrais para as capelas laterais sul da nave. E para desenhar estas obras em vidro e chumbo, Emmanuel Macron anunciou a realização de um concurso que permitirá aos artistas contemporâneos apresentar uma obra figurativa. ” O século que é o nosso terá o seu lugar entre vários outros que aparecem nas obras desta catedral ”, declarou.
Visita ao novo pináculo
O Chefe de Estado inspecionou a nova torre da Catedral de Notre-Dame de Paris. O Presidente da República prestou também uma homenagem especial ao general Jean-Louis Georgelin , que liderou a reconstrução de Notre-Dame até à sua morte acidental neste verão, gravando parte do seu nome na madeira do pináculo. Emmanuel Macron anunciou também a criação de um “museu da obra de Notre-Dame de Paris” , dedicado à “arte” e à “história” da catedral.
Uma cruz recém-erguida
A torre de Notre-Dame recuperou sua cruz na quarta-feira. Debruçada sobre uma coroa dourada, foi elevada ao ar por uma grua e instalada no topo do novo pináculo, cujo restauro, sob andaimes, está em fase de conclusão.
Breve história da Catedral
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contato e ascensão espiritual.
A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.
Em 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas.
Estaremos lá em dezembro de 2024 para conferir a entrega da Catedral e traremos as informações para vocês aqui.
Fonte/Imagem: O Presidente da República, Emmanuel Macron, visitando o canteiro de obras da Catedral de Notre-Dame em Paris, 8 de dezembro de 2023. (SARAH MEYSSONNIER/AFP)