Ainda não sabemos, mas enquanto a pandemia está passando por uma certa calmaria, os profissionais de viagens estão pedindo ao governo da França que retire a exigência de PCR ou teste de antígeno no retorno para viajantes vacinados de países fora da União Europeia, o que beneficiaria os turistas da América do sul.
O governo está pronto para atender a esse pedido?
Esta pergunta foi feita a Jean-Baptiste Lemoyne na última terça-feira, 1º de fevereiro, durante uma coletiva de imprensa.
Esta medida “foi tomada para permitir a retoma das viagens” após um período de fechamento das fronteiras, recordou no preâmbulo o ministro do Turismo. “Tivemos que tomar as máximas precauções”. Desde então, mesmo que o número de contaminações permaneça muito alto na França, a situação da saúde se acalmou, incentivando o governo a flexibilizar algumas medidas.
“Agora estou me mobilizando interministerialmente para que possamos tornar esse sistema o mais flexível possível”, acrescentou Jean-Baptiste Lemoyne. Como os testes no exterior podem ser cobrados, às vezes são caros e criam estresse adicional.
Conselho de Defesa da Saúde SE REUNE quarta-feira
“Estou pedindo ajustes”, acrescentou Jean-Baptiste Lemoyne. Afirmando, no entanto, que a decisão é da responsabilidade do Conselho de Defesa da Saúde, que se reúne hoje, quarta-feira. E o ministro acrescentou: “Dependendo da situação sanitária, esta será uma oportunidade para ver o que pode ou não ser feito, e em que calendário”.
Desde 4 de dezembro de 2021, qualquer pessoa com 12 anos ou mais que entre em território francês deve apresentar um PCR ou teste de antígeno negativo dentro de 24 ou 48 horas, dependendo do país de origem. No entanto, as pessoas com um calendário de vacinação completo estão isentas quando chegam de um Estado-Membro da União Europeia.
A logística de realizar os testes 24 ou 48 horas antes da partida às vezes se mostra complicada. Mesmo que alguns operadores turísticos e agentes de viagens cuidem disso em nome de seus clientes. Além disso, o medo de ficar em quarentena no destino preocupa os viajantes e atrapalha na decisão final de compra.
Traremos novidades em breve aqui no blog. Medidas de controle sanitário.